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Instalação do kit gás varia entre R$ 3,8 mil e R$ 5,4 mil no Estado
Reportagem

Instalação do kit gás varia entre R$ 3,8 mil e R$ 5,4 mil no Estado

5ª geração. Preço na oficina
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Tipo Notícia

Os interessados em fazer uso do GNV devem recorrer às dez oficinas autorizadas no Ceará para fazer a conversão no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Todas estão localizadas só em Fortaleza. O custo é alto para a inflação atual e varia de R$ 3,8 mil a R$ 5,4 mil, dependendo do local e o modo de pagamento (em uma ou mais parcelas).

À vista é sempre mais em conta, segundo O POVO constatou ligando para os dez estabelecimentos. Mas a maioria dos locais aceita o pagamento em até dez vezes, mas com valor maior. A pesquisa foi feita na última quarta-feira, dia 1º de dezembro, e pesquisou preços do kit 5ª geração, o mais moderno.

Equipamentos nacionais e internacionais são usados pelos mecânicos, o que explica a variação de preço, segundo eles. Materiais do Uruguai, Chile e Itália já estão no mercado cearense, competindo com o nacional. No entanto, a eficiência prometida é a mesma, de acordo com os técnicos.

Parte das oficinas também sinaliza o aquecimento do mercado local, com datas de instalação disponíveis apenas no próximo ano - resultado da escalada do preço da gasolina e a manutenção da economia pelo GNV. No entanto, algumas têm agenda fechada semanalmente. O tempo para a conversão, em que o veículo precisa estar na oficina, varia de 24h até três dias.

É essencial, para a segurança do condutor e passageiros e para seguir a lei, que a conversão seja feita em uma oficina especializada no segmento, que deve estar registrada no Inmetro. O passo seguinte é solicitar autorização prévia ao Departamento Estadual de Trânsito para instalação do sistema.

"Quem está disposto a embarcar nesta mudança deve ficar atento a necessidade da inspeção de segurança veicular obrigatória, que deve ser realizada logo após a conversão para preservação da vida e do meio ambiente, isso porque o cilindro que armazena o GNV é abastecido em alta pressão - 220 bar -, que é suficiente para encher 100 pneus de um carro popular, e que pode causar um grande acidente se não estiver alinhado com as conformidades necessárias", explica a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).

O veículo deve ser submetido à inspeção imediatamente após a instalação do sistema GNV. No processo, são averiguados aproximadamente 130 itens - inclusive pneus, freios, alinhamento e suspensão. Todos os componentes do sistema GNV também são conferidos para saber se são certificados e se constam no site do Inmetro.

Durante a inspeção, também é averiguada a existência de vazamentos e se a instalação está de acordo com as normas e regulamentos vigentes. Quando o automóvel está habilitado é emitido o Selo de Segurança GNV do Inmetro, que deve renovado anualmente no licenciamento.

 

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