História
O supermercado é uma criação do século XX, produto de um processo de evolução contínuo, iniciado com a rede A&P que, em 1896, tornou-se a precursora da mercearia e do conceito de rede varejista baseado em padrão, expansão geográfica e controle (contabilidade e finanças).
Em 1916, a rede de mercearia Piggly Wiggly criou o autosserviço. Em 1930 foi aberto o primeiro supermercado do mundo, quando um empresário comprou um galpão e adaptou-o para vender alimentos, deixando que as pessoas se servissem, chamado King Kullen, no bairro de Queens, em Nova York.
Já no ano de 1953 foi inaugurado o primeiro supermercado no Brasil, reproduzindo o modelo americano, chamado "Sirva-se". O seu fundador, Mário Wallace Simonsen, era, à época, um dos mais importantes empresários do País.
Em 1965, ano da morte do seu fundador, a rede Sirva-se foi adquirida pelo Grupo Pão de Açúcar.
Formato inicial dos supermercados
O formato que se conhece hoje de supermercados evoluíram de lojas independentes e mercearias surgidas nos Estados Unidos.
Como característica principal pode-se citar a utilização do formato de "atendimento de balcão" para separar o cliente do dono e das mercadorias, ou seja, o atendimento e solicitação de produtos era feito através de um atendente.
O Autosserviço
O autosserviço (ou self service) é um formato de atendimento que permite ao cliente escolher e coletar os produtos sem a necessidade de solicitar ao atendente. Começou a ser aplicado, segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em 1912.
Nesse período, a arquitetura dos supermercados passou a ser da forma como se conhece hoje, com os produtos expostos em prateleiras e acessíveis para os clientes se servirem com ajuda de carrinhos, cestas etc. E apenas o pagamento era realizado por um operador de caixa no fim das compras.
Dos anos 2000 pra cá, o que mudou?
Foi a partir dos anos 2000 que a tecnologia começou a entrar de forma acelerada no setor. Entre os avanços é possível observar que na atualidade já podemos pagar as compras sem a necessidade de uma pessoa operando o caixa.
Hoje, uma das maiores tendências de evolução no formato dos supermercados é o self service e o self checkout (o próprio cliente passa as suas compras no caixa, sem precisar da presença de um funcionário para concluir a venda e receber o pagamento).
Ferramentas tecnológicas foram surgindo e hoje são comuns em praticamente qualquer supermercado, entre elas estão:
Adaptação de cadeiras
Esteira rolante nos caixas
Máquina de pagamento de cartão
Leitor de código de barras, tanto no caixa quanto nos corredores
Balança
Computador, entre outras
Fonte: Flex Sul Distribuidora, Ibef-SP, Listenx