Logo O POVO+
Estratégias de quem quer equilíbrio financeiro
Reportagem

Estratégias de quem quer equilíbrio financeiro

Foco. Nos gastos
Edição Impressa
Tipo Notícia

Para ficar com as contas no "azul", o analista de investimentos Allyson Paullyneli utiliza a tecnologia. Ele trabalha com o aplicativo de gestão de finanças pessoais Mobills.

Dentre as funcionalidades do aplicativo existe uma para ajudar no controle dos gastos. "Se num mês eu planejo gastar R$ 500 com lazer e gasto R$ 600, ele me alerta para eu diminuir os gastos naquele determinado setor".

Ele começou a controlar seus gastos ainda na adolescência, quando começou a receber uma mesada dos pais. "Não foi um trabalho fácil. Quando você é jovem, quer comprar muitas coisas. Mas tive que aprender a economizar e muitas vezes dizer 'não' quando os amigos me chamavam para sair e eu estava sem dinheiro".

Mas a principal forma de manter as contas sob controle é anotando tudo. "Nas vezes que não anotei meus gastos fiquei sem saber para onde meu dinheiro tinha ido e quanto havia gastado".

Ele disse que, em 2021, conseguiu poupar e vai entrar 2022 com as contas em ordem. "Inclusive no pagamento de impostos, que deverei fazer à vista, garantindo assim um desconto e economizando mais dinheiro"

Já o servidor público Walfrido Furtado também está tentando organizar suas finanças. Ele se descontrolou financeiramente quando precisou contrair um consignado. "A partir daí minha vida virou um inferno".

A crise econômica dos últimos anos e o crescimento da inflação também pesaram. Sem reajuste salarial há alguns anos, o servidor viu o valor de suas contas cotidianas como supermercado aumentarem. As coisas ficaram ainda mais complicadas quando ele, a esposa e o filho contraíram Covid-19.Impossibilitados de prepararem a própria alimentação, passaram a pedir mais comida via aplicativo.

"Chegou um momento que precisei conversar sério com o pessoal aqui de casa: Ou cortamos gastos ou vamos ter problemas ainda mais graves".

Após a conversa, a família de Walfrido decidiu usar menos o carro, ar-condicionado e diminuíram as idas a restaurantes. Para 2022, a expectativa é de que o filho possa conseguir um estágio e ajudar financeiramente em casa, além de realizar investimentos para aumentar a renda.

O que você achou desse conteúdo?