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Impactos não se limitam à cabotagem
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Impactos não se limitam à cabotagem

Mais modalidades.
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'BR do Mar' deve favorecer também a navegação de longo curso (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO 'BR do Mar' deve favorecer também a navegação de longo curso

Embora o BR do Mar tenha como foco a navegação de cabotagem, outras modalidades de navegação e, mesmo, outros modais de transporte podem ser beneficiados indiretamente, conforme analisam especialistas consultados pelo O POVO.

Para o analista de exportação da Frota Aduaneira, Rômulo Holanda, a navegação de longo curso, que é feita de um porto brasileiro para um no Exterior, também sai beneficiada do aumento da frota naval e do volume de cargas transportadas com a expansão da navegação de cabotagem.

"As compras internacionais, na navegação de longo curso, podem ter um upgrade com essa melhoria na cabotagem, porque a produção vai escoar de uma maneira mais rápida com mais rotas e rotas mais acessíveis. O projeto traz também um estímulo às indústrias, inclusive ao desenvolvimento do setor naval brasileiro, a partir da necessidade de novos veículos e novas frotas. Então, são vários setores que vão ganhar nesse aspecto", enfatiza.

Citando o caso do Porto do Pecém, que mantém ligação estratégica com o Porto de Roterdã, na Holanda, ele exemplifica que "compras vindas da China ou, mesmo da Europa, podem ser facilitadas porque portos em outros estados do Nordeste, com essa parceria que nós temos aqui, se sentirão atraídos. Então, a gente pode ter, sim, uma redução de custos com a integração entre navegação de longo curso e de cabotagem."

Já o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Ceara (Fiec), Heitor Studart, com o projeto "há um estímulo à competitividade, por um lado, mas por outro você pode ter parques intermodais de alto nível onde você encontra um terminal rodoferroviário fora da área portuária, o chamado porto seco, onde se faz o despacho alfandegário e tudo mais."

Seguindo a mesma linha de raciocínio, diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves, "a aprovação do BR do Mar não apenas prevê a redução do Custo Brasil, como também melhora a vida do caminhoneiro que passa a percorrer distâncias mais curtas. Essa interação de todos os setores da matriz de transporte no País é muito importante".

 

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