Logo O POVO+
Estado vai assinar mais quatro memorandos com setor privado
Reportagem

Estado vai assinar mais quatro memorandos com setor privado

Novos projetos.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NOVO Marco Legal permite que empresas do setor de serviços se instalem em ZPEs (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA NOVO Marco Legal permite que empresas do setor de serviços se instalem em ZPEs

O hub de hidrogênio verde do Ceará deve contar com mais quatro novos memorandos a serem assinados pela governadora Izolda Cela (PDT) com empresas, o que chega a um total de 21 empresas interessadas neste setor no Estado. A agenda deve ser definida nos próximos dias, segundo afirmou o secretário Maia Júnior (Desenvolvimento Econômico e Trabalho).

De acordo com ele, parte dos projetos já estavam acertados quando Camilo Santana ainda era governador do Estado e, por falta de tempo hábil, não puderam ser homologados entre governo e iniciativa privada.

"Como já é de conhecimento público, nós já assinamos 17 protocolos com grandes empresas mundiais que se propõem a implantar esses projeto pra produzir hidrogênio verde (no Ceará). Temos mais quatro para serem assinados com a nova governadora, o que totalizaria 21 empresas captadas pra estudarem o desenvolvimento dessas plantas no Ceará", detalhou.

Além dos contratos já prontos para a assinatura, Maia adiantou ainda que outros três projetos estão em discussão com novas três empresas captadas pelo Estado para geração de H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Perguntado se a confirmação de investimentos como o da EDP no hub de hidrogênio verde do Ceará estimulavam os demais interessados em acelerar os projetos, o consultor Jurandir Picanço aconselhou cautela nas projeções, afirmando que "há um longo caminho a percorrer" e "engajamento do Estado poderá acelerar ou retardar mais" os processos.

"Está claro que todos os empreendedores estão buscando viabilizar os projetos, ou aqui ou em outro local. Observam que esse mercado vai se desenvolver numa velocidade muito grande e, se a gente conseguir oferecer condições adequadas, vamos ter uma grande oportunidade", afirmou. (Com informações de Karyne Lane, especial para O POVO)

O que você achou desse conteúdo?