Logo O POVO+
Novos segmentos e e-commerce se misturam com otimismo das antigas gerações
Reportagem

Novos segmentos e e-commerce se misturam com otimismo das antigas gerações

Retomada.
Edição Impressa
Tipo Notícia
Foto: Everton Lemos - Arquivo Datadoc/O POVO (Foto: Avenida Monsenhor Tabosa nos anos 90)
Foto: Avenida Monsenhor Tabosa nos anos 90 Foto: Everton Lemos - Arquivo Datadoc/O POVO

Consagrada como passarela da moda, a Avenida Monsenhor Tabosa se tornou um corredor famoso e durante anos foi o principal centro comercial do Ceará, referência em artigos de moda.

Conforme explica o professor Romeu Duarte, que é especialista em História da Arquitetura e do Urbanismo, a alameda era uma expansão do Centro na direção do Leste e se iniciava no Outeiro da Prainha, um dos quatro morros importantes da Fortaleza antiga.

Na tentativa de sair de mais um contexto difícil, após a pandemia, o local se reinventa para uma retomada — ainda carente de incentivos. Na análise de Daniel Gomes, presidente do Sindconfecções, o polo já foi referência de moda no Nordeste e nos últimos anos sofreu muito com a extrema demora do Poder Público em revitalizar o espaço. "A proximidade com o centro da cidade e a região turística faz daquele local uma região favorável para a moda cearense. Acreditamos na retomada econômica do Polo da Monsenhor Tabosa e convidamos a todos os cearenses e turistas a visitarem a região."

Ethel Whitehurst, conhecida artesã e empresária cearense, herdou da mãe, Yara Whitehurst, o amor pelo trabalho com bordados e rendas. Dona da Yamor da Ethel, teve lojas na Monsenhor Tabosa por 20 anos, mas mudou-se para a Aldeota exatamente por conta da crise que chegou na Avenida.

Na pandemia, segundo a presidente da Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa (Almont), Márcia Oliveira, "todo mundo se reinventou, já vem no digital, trabalhando com delivery. A gente sabe que esse ano é um ano complicado, inflação, política, copa, mas estamos na expectativa para que o turismo retorne com força."

O que você achou desse conteúdo?