Logo O POVO+
Racha no CV, quadrilha rival da GDE, vem desde junho de 2021
Reportagem

Racha no CV, quadrilha rival da GDE, vem desde junho de 2021

Violência interna. Territórios do tráfico
Edição Impressa
Tipo Notícia

Assim como os rivais da Guardiões do Estado (GDE), o Comando Vermelho (CV) também registrou um racha. Essa dissidência, porém, se deu em junho de 2021. Como O POVO mostrou na ocasião, fontes de inteligência apontavam que criminosos 21 localidades de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), deixaram o CV e se tornaram "Neutros" ou "Massa".

O racha gerou uma rivalidade entre os antigos aliados e diversos homicídios foram registrados no Município, assim como expulsões de moradores. No mais grave episódio do conflito, cinco pessoas foram assassinadas em uma chacina no distrito de Boqueirão das Araras em 1º de agosto de 2021. Suspeitos presos pelas mortes afirmaram que algumas das vítimas eram "neutros" e o grupo havia os expulsado de suas casas quando eles se negaram a deixar o CV.

Depois de Caucaia, foi a vez da Grande Messejana rachar. Nos primeiros dias de agosto, mais de 10 homicídios atribuídos ao conflito foram registrados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na região. No fim do ano, foi a vez do bairro Sapiranga ver criminosos deixando o CV. Lá, o conflito provocou uma chacina que deixou cinco mortos na noite de Natal.

E, neste ano, também o bairro Pirambu viu a dissidência se dar. Entre os crimes registrados por conta dessa dinâmica, está um duplo homicídio em 4 de março, que vitimou Edmilson Feitosa dos Santos Filho e José Raphael de Oliveira.

"Dos autos apurou-se que a vítima, Edmilson Feitosa dos Santos Filho, V. "Filho" era integrante da facção criminosa Comando Vermelho, (..), conhecido ainda por ser o "frente" da Areia Grossa, no entanto ao ser preso em meados de 2018 perdeu o comando do tráfico daquela região", afirmou o Ministério Público Estadual (MPCE) em denúncia contra quatro acusados pelo crime. "Quando esta vítima alcançou a liberdade em dezembro de 2021, passou a pertencer aos quadros da agremiação Massa Criminosa, e passou a comercializar substâncias entorpecentes na região da Areia Grossa, sendo este o motivo [...] de sua morte".

O que você achou desse conteúdo?