Logo O POVO+
"Impacto das eólicas offshore no ambiente não é significativo"
Reportagem

"Impacto das eólicas offshore no ambiente não é significativo"

Projetos e demandas.
Edição Impressa
Tipo Notícia

"A gente tem percebido a nível mundial que o impacto que as eólicas offshore provocam no ambiente que elas interagem não é significativo", garante o presidente da Câmara Setorial de Energias da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Joaquim Rolim. A resposta veio ao ser inteirado sobre o nível de desinformação de comunidades costeiras do litoral oeste cearense, de relatos colhidos in loco pelo O POVO em relação aos 11 projetos que pleiteiam licenciamento para se instalarem no mar local. Desses, sete estão previstos para a costa oeste.

A Câmara Setorial é um órgão colegiado, vinculado à Adece, que faz a interlocução da gestão estadual com o segmento empresarial, através de propostas, apoio e acompanhamento de projetos de desenvolvimento sustentável. Segundo ele, um grupo de trabalho (GT) dentro da Câmara Setorial tem discutido as demandas. "Vou inclusive verificar no plano de ação em desenvolvimento se consta essa campanha de comunicação, de melhor informação. Se não constar, vou sugerir que seja incluído pra gente ampliar", descreveu Rolim.

"É claro que tem que ter os cuidados ambientais, é o que estamos buscando. Entendemos que a geração eólica offshore seja complementar às demais fontes existentes no Brasil, e irá contribuir com energia limpa e renovável, além de gerar emprego e renda com qualidade, e impactos ambientais não significativos para as comunidades, além de contribuir para o desenvolvimento local", defende o presidente da Câmara Setorial de Energias.

Para ele, "a preocupação com as comunidades e as informações são primordiais para evitar maus entendimentos". O POVO tentou contatar o empresário Lauro Fiúza, que preside o GT das eólicas e é um dos investidores do projeto para o Complexo Eólico Marinho Dragão do Mar (CEMDM), em Acaraú. A reportagem foi informada que Fiúza estava viajando pelo exterior em compromissos particulares.

O que você achou desse conteúdo?