Logo O POVO+
Governo assegura compromissos para o empreendimento e classifica novas demandas como 'rotina'
Reportagem

Governo assegura compromissos para o empreendimento e classifica novas demandas como 'rotina'

Maia Júnior.
Edição Impressa
Tipo Notícia
Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento e Trabalho do Ceará (Foto: MAURI MELO/O POVO)
Foto: MAURI MELO/O POVO Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento e Trabalho do Ceará

Integrante do grupo do Estado presente à assinatura do memorando de entendimento entre o Governo do Ceará e o Consórcio Santa Quitéria e gestor da área de atração de investimentos do governo cearense, Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, afirma que os compromissos assumidos no documento serão cumpridos e atendem demandas logísticas da região. Pedidos ao governo estadual são classificados como "rotina" por ele.

"Nós vamos fazer o acesso entre a mina e a BR-020. Através do acesso à BR-020 se integram a toda a logística de estradas estaduais e federais. Até porque a BR-020 é uma estrada federal que tem conexão com a rodovia Anel Viário e daí pode seguir viagem não só para o Norte, através da BR-222, como também para o Sul através da BR-116", ressalta, referindo-se à pavimentação de 16 quilômetros da rodovia CE-366.

Da mesma forma, Maia afirma que a adutora será feita, destacando a remodelação do projeto, que diminuiu a necessidade de água para a mineração se comparado à demanda de dez ou 20 anos atrás.

A expectativa, segundo o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pelo Consórcio Santa Quitéria, é de 12 meses para conclusão da adutora. O equipamento terá 64 quilômetros de extensão entre a jazida e o açude Edson Queiroz e uma capacidade de 1.036 metros cúbicos por hora.

Como a necessidade de água declarada do Projeto é de 855 metros cúbicos por hora, o excedente será destinado, segundo o EIA, ao distrito Riacho das Pedras e os assentamentos de Morrinhos e Queimadas.

"Esta região é uma das regiões que não têm problemas de atendimento hídrico. Mesmo com períodos tão longos de estiagem, como tivemos recentemente, essa não foi uma das regiões de maiores preocupações. E pelo que eu estou sabendo, diante do inverno desse ano, apenas duas regiões despertam preocupações no Estado. Exatamente, Quixeramobim e Quixadá", afirma.

E, apesar dos comprometimentos, os valores dos dois compromissos pelo Governo do Ceará ainda não foram revelados.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho afirmou ainda que considera naturais os pedidos de maior estrutura para segurança e saúde e apontou a existência de "uma rede de atendimento de hospitais regionais" aptas a atender as demandas dos municípios. "Inclusive, Santa Quitéria se beneficia de um hospital regional que fica em Sobral (cidades 75.47 km distantes entre si). Além das redes locais", observou.

"No mais, esses questionamentos são rotinas em momentos como esse. É importante as pessoas terem consciência do quão importante para o desenvolvimento econômico do Estado é um projeto de investimento dessa natureza. Até porque esse projeto é um projeto que se luta no Ceará desde a época do então governador Virgílio Távora", arremata o secretário. (Armando de Oliveira Lima)

O que você achou desse conteúdo?