Logo O POVO+
As potencialidades e desafios para implementação
Reportagem

As potencialidades e desafios para implementação

Prós e contras.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A implementação do Real Digital ocorre em meio à popularização e o lançamento das primeiras fases do Open Banking. Cada iniciativa tem uma finalidade, mas todas têm o propósito de facilitar as transações para pessoas físicas e jurídicas.

No entanto, em meio a tantas novidades, o temor é que o mercado não esteja maduro o suficiente para absorver tanta informação. O BC reconhece que o mercado nacional pode não estar "completamente maduro para esses novos modelos", mas aposta que a transformação digital deve ser acelerada e não há "certeza de o quão rápido a demanda por esses novos serviços vai se intensificar."

Dado que revela essa mudança de hábitos de consumo é que o total de pagamentos por aproximação no primeiro trimestre de 2022 supera R$ 100 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Essa abordagem ultrapassa 30% do total nas transações presenciais.

Avaliação da Rapyd, fintech global de unificação de meios digitais de pagamento, analisou os impactos da moeda digital brasileira para o comércio e negócios. E trata como benefícios a maior segurança na transação, além de mais ferramentas de gestão de pagamentos.

"Muitas carteiras digitais oferecem funções como geração de QR Code de Pix ou link para pagamento com cartão de crédito, até com a possibilidade de parcelamento para o cliente. Junto com simuladores de taxas, calculadoras de frete e controle de extratos, são ferramentas que dão até às microempresas as possibilidades que o consumidor, antigamente, encontrava apenas em grandes negócios."

Na avaliação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que participa ativamente dos testes com proposta escolhida pelo BC, o maior desafio deve ser com relação à atual legislação.

Leandro Vilain, diretor de Inovação, Produtos e Serviços da Febraban, avalia que o uso do CDBC é amplo, mas ainda complexo e que exige maior aprofundamento, como no caso dos contratos de crédito como garantia e a facilitação de pagamentos transfronteiriços.

"Escolhemos um caso de uso para contribuir com o Lift Challenge, no entanto diversas outras aplicabilidades são possíveis. No entanto, cada uma delas precisa ser aprofundada e apontados os efeitos de sua implementação e seus impactos. O importante aqui é ter absoluta segurança dos efeitos destas aplicações no mundo real e garantir que a solução terá aplicabilidade prática na vida do consumidor", acrescenta.

O que você achou desse conteúdo?