O Pix já é o segundo meio de pagamento mais usado no País, atrás apenas de cartões de crédito e de débito. Segundo pesquisa feita pela Fiserv, o Pix é tido como o meio de pagamento mais confiável pelos brasileiros, à frente do dinheiro em espécie, código de barras, cartão com chip e outros métodos.
Para os empreendedores do e-commerce, o Pix também traz uma série de benefícios, especialmente durante uma data como a Black Friday.
"Além de ampliar o público, já que promove inclusão financeira, o Pix reduz custos operacionais, tem maior taxa de conversão e traz facilidades que se refletem em uma experiência de compra positiva para o cliente. Tudo isso implica em mais resultados com vendas e fidelização", avalia Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara.
No universo do e-commerce, o Pix já é o segundo meio de pagamento mais aceito, segundo a pesquisa mais recente da Gmattos e a modalidade tem agora uma adesão de 78% dos clientes, mesmo percentual do boleto.
Nesse mesmo estudo foi apontado que 24% dos e-commerce oferecem de 3% a 10% de desconto para pagamento via Pix.
A diretora de Produtos e-commerce da Fiserv Brasil, Giuliana Cestaro, destaca que os varejistas estão atentos e disponibilizando novidades para os clientes.
O foco é na navegação contínua, fluida e sem prejuízo à experiência do cliente em casos de time-out, ou seja, demora na resposta da comunicação.
"A notícia boa é que alguns varejistas começam a considerar a possibilidade de dispor de inicializador de pagamentos. Com isso, será possível reduzir as etapas do pagamento no e-commerce", diz Cestaro.
A intenção principal é reduzir as taxas de abandono do carrinho pela simplificação da operação, deixando a experiência de compra mais simples e ágil, incluindo as estratégias para as compras por impulso.
Cláudio Gonçalves, diretor do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE), acrescenta que o Pix abre boas possibilidade inclusive aos pequenos negócios, assim como aos informais.