Logo O POVO+
Fabricante de herbicida quer se tornar hub continental
Reportagem

Fabricante de herbicida quer se tornar hub continental

Exportação. Defensivos agrícolas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Empresa Sumitomo, em Maracanaú, exporta hoje para Argentina, Chile e Colômbia (Foto: Divulgação/Sumitomo)
Foto: Divulgação/Sumitomo Empresa Sumitomo, em Maracanaú, exporta hoje para Argentina, Chile e Colômbia

A unidade da Sumitomo Chemical Latin America em Maracanaú, representante da gigante japonesa do setor químico, pode se tornar um hub para a exportação de herbicidas e fungicidas para o continente. Essa é a projeção da diretora de Finanças da empresa no Brasil, Joyce Paula.

"A gente está fazendo estudos de viabilidade para se transformar em um hub para a América Latina e exportar para os outros países da região", projeta. Atualmente, as exportações da empresa são quase exclusivamente para subsidiárias localizadas na Argentina, no Chile e na Colômbia.

"É claro que isso está em fase preliminar porque tem toda a parte não só logística, mas tributária em cada país do continente."

A chegada em definitivo da empresa no Ceará ocorreu em 2020, quando foi feita uma oferta de compra para o grupo australiano Nufarm, do qual a Sumitomo já tinha uma pequena participação societária.

Alguns anos antes, em 2007, a Nufarm havia comprado, por sua vez, a Agripec, então, sob o comando do empresário cearense Beto Studart.

"Essa é a única planta industrial aqui da América Latina a fabricar herbicida à base de glifosato e ela passou, recentemente, por alguns investimentos em novas linhas de produção, além de estar desenvolvendo um novo produto ao mercado", destaca.

Além da unidade em Maracanaú, a empresa tem no Brasil um escritório central em São Paulo, um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP), bem como unidades de distribuição e equipes técnicas em todos os estados.

A Sumitomo tem sede em Tóquio, mas está presente em mais de 180 países, empregando 32 mil pessoas em áreas como agricultura, nutrição animal e meio ambiente.

O que você achou desse conteúdo?