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Com a pandemia, número de pessoas interessadas em dispositivos tecnológicos de saúde aumenta
Reportagem

Com a pandemia, número de pessoas interessadas em dispositivos tecnológicos de saúde aumenta

Prevenção e Bem-estar.
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O interesse dos consumidores por dispositivos tecnológicos que permitam o acompanhamento preventivo da saúde e de bem-estar aumentou no Brasil.

Em levantamento produzido pela GfK, 44% das pessoas afirmam que procuram ativamente produtos e serviços que ajudem a ter um estilo de vida saudável. Isso representa uma alta de seis pontos em relação ao observado em 2015.

Norbert Herzog, gerente sênior de Pesquisa de Mercado Estratégicos Globais da GfK, assina artigo em que analisa os dados e enfatiza que esse maior interesse dos consumidores "está gerando uma demanda mais forte por produtos e serviços relacionados à saúde, especialmente aqueles associados à inteligência digital em saúde, em comparação a anos pré-pandêmicos".

A pesquisa ainda mostra que "saúde e condicionamento físico" subiram na classificação de prioridade dos consumidores. Em 2019, essa categoria era a 12ª mais importante para os consumidores.

Subiu para a 4ª posição em valor pessoal em 2020 - em meio à pandemia. E subiu mais uma posição, para agora ser classificado como o 3º valor pessoal em 2022.

Entre os produtos que entram nessa categoria estão as fritadeiras de ar quente, fornos com função de cozimento a vapor e as máquinas de lavar com função de vapor.

Podem parecer novidades que preenchem a necessidade de um pequeno nicho, mas é notável o crescimento desse tipo de produto em relação aos produtos mais tradicionais.

No caso das fritadeiras, por exemplo, aquelas fritadeiras de ar quente apresentaram crescimento de 76% nas vendas entre janeiro e agosto de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.

No mercado de máquinas de lavar, enquanto as opções tradicionais caíram 4%, as opções de eletrodomésticos com recursos de saúde (função de vapor) cresceram 8%.

Outro artigo que ganhou muito mercado, principalmente por conta da pandemia, foram os termômetros digitais, com alta de 400% nas vendas em 2020.

Monitores de pressão e tecnologias vestíveis na área de saúde, como dispositivos que oferecem vários sensores biométricos também ganharam mercado.

Os rastreadores esportivos de níveis de oxigênio no sangue cresceram 53% em 2020, no ano seguinte dobraram de tamanho. Ainda segundo a GfK, outra mudança que veio para ficar é o uso crescente de assistência médica domiciliar.

Embora os médicos virtuais fossem uma necessidade durante o isolamento social, há demanda entre os consumidores de continuar a usar visitas virtuais mesmo após a pandemia.

E 56% dos consumidores globais dizem estar interessados em IA ou médicos computadorizados que possam diagnosticar problemas de saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana.

"O interesse do consumidor em dispositivos inteligentes de monitoramento de saúde permanece alto, mesmo que isso seja mascarado pela demanda reduzida como resultado de condições gerais de mercado mais difíceis em 2022. Os consumidores buscam obter uma visão mais holística de sua saúde e estão dispostos a pagar por dispositivos que lhes forneçam essa percepção sob demanda", afirma Herzog.

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