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Popularização de dispositivos eletrônicos fura a bolha e atinge Classe C
Reportagem

Popularização de dispositivos eletrônicos fura a bolha e atinge Classe C

Preços. Aacessibilidade
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ALEXA é um dos expoentes do conceito de casa conectada. (Foto: Divulgação/ Amazon)
Foto: Divulgação/ Amazon ALEXA é um dos expoentes do conceito de casa conectada.

Um dos dispositivos que mais têm contribuído para a sensação de total conectividade nos lares é a Alexa, serviço da Amazon. Neste mês de novembro, o assistente virtual mais notável do mercado celebra dois anos de Brasil. Só nos últimos 12 meses, ela respondeu 38 milhões de vezes a "Alexa, bom dia".

Na sua chegada ao Brasil, Alexa possuía 350 habilidades. Hoje são mais de 2 mil, além de ser compatível com cerca de 650 eletrônicos.

Previsões do IDC Brasil estimam que a área de equipamentos para automação doméstica cresceu mais de 20% em 2021 ante 2020, ultrapassando US$ 290 milhões em faturamento.

Analisando somente o caso de Alexa, o número de clientes ativos no mundo dobrou em três anos e são aproximadamente 300 milhões.

Sem abrir a quantidade exata de clientes no Brasil, o vice-presidente do Alexa Voice Service, Aaron Rubenson, afirmou em meados de julho que o número de clientes ativos no País "vem dobrando a cada ano."

Em dados mais concretos, a consultoria alemã Statista aponta que no terceiro trimestre de 2021 a Amazon possuía uma fatia de 26,4% do mercado.

O Google vinha em seguida com 20,5%. Dá para dizer que se uma casa é inteligente, o cérebro é a Alexa.

A popularização dos produtos e a consequente queda do patamar de preços vem atraindo a Classe C, o que fez o mercado experimentar um boom de demanda.

Esse movimento foi captado pela Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), numa alta de 26% da automação dos consumidores em um ano após a pandemia.

Carolina Fernandes, especialista de Inteligência de Mercado da GS1 Brasil, destaca que há cinco anos a entidade analisa o índice de automação da população e, desde a pandemia, é observada uma forte expansão nesse processo.

E a Classe C passou a ser incluída nessa expansão de mercado por conta do aumento do acesso à internet e aplicativos, além de itens eletrônicos e pessoais, gerando o avanço mais destacável nos dados.

Carolina destaca os apps de serviços, como mobilidade, financeiros e alimentação. E quando falamos de eletrônicos, a maioria são as Smart TVs, que se tornaram acessíveis ao grande público.

Outras opções que se popularizaram e estão com preços acessíveis são os modelos de fones de ouvido sem fio e relógios inteligentes. "A Classe C também tem interesse nesses produtos e vai aderindo às novidades conforme os preços cabem no seu orçamento".

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