Logo O POVO+
Supermercado Pinheiro: educação ascendeu ao Bom Vizinho
Reportagem

Supermercado Pinheiro: educação ascendeu ao Bom Vizinho

| Honório Pinheiro | Aos 68 anos, o presidente do Supermercado Pinheiro pode dizer que venceu na vida. Para ele, o maior legado empresarial é a geração de empregos e isso ele fez para o Ceará, gerando mais de 2 mil postos diretos. Orgulha-se, ainda, dos projetos sociais criados a partir do negócio, com o irmão Bosco, que sempre sonhou em ter, mesmo sendo um executivo bem-sucedido
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA-CE, BRASIL, 02-11-2022: PROJETO LEGADOS. Na foto: Honório Pinheiro - EMPRESA Supermercados Pinheiro. (FOTO: AURÉLIO ALVES)  (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES FORTALEZA-CE, BRASIL, 02-11-2022: PROJETO LEGADOS. Na foto: Honório Pinheiro - EMPRESA Supermercados Pinheiro. (FOTO: AURÉLIO ALVES)

 

Quer saber mais da história do Supermercado Pinheiro e outras curiosidades? CLIQUE AQUI

O sentimento de inquietude, a visão de ter de ser forte e colocar muita fé em tudo que faz. Assim, Honório Pinheiro venceu a infância difícil em Solonópole, interior do Ceará, onde desde garoto aprendeu que deveria honrar a palavra e assumir tudo o que fosse preciso.

Da mãe professora veio a motivação e a cobrança pelos estudos. Dos pais o amor para enfrentar as dificuldades de nascer abaixo da linha da pobreza.

Ao lado dos irmãos, ia pedir café emprestado aos vizinhos para ajudar a matriarca a manter a palavra do pai que convidava os amigos para tomar um cafezinho e esquecera que não tinha o pó na despensa.

Dessa e de outras histórias vem o slogan “O Bom Vizinho” que faz parte do dia a dia da rede Supermercado Pinheiro, na Capital do Ceará e no Interior, há mais de 30 anos.

Honório Pinheiro, presidente do Supermercado Pinheiro(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Honório Pinheiro, presidente do Supermercado Pinheiro

Sempre em busca da vanguarda no setor, Honório preside, atualmente, 20 lojas próprias, um centro de distribuição, 13 salas de cinema, cinco parques infantis, uma choperia e um shopping center.

Passado o início desafiador, o executivo da empresa diz que consegue valorizar com clareza cada dificuldade que enfrentou e agradecer os bons momentos e as pessoas que o estenderam a mão.

Honório, hoje, sente-se grato em poder cumprir seu papel na sociedade e contribuir com quem precisa. Para isso, os estudos e os desafios foram seus companheiros nesses 68 anos de vida.

Os filhos declaram a admiração por esse pai que estudava, trabalhava e mesmo assim acordava de madrugada para ir à Central de Abastecimento (Ceasa) fazer compras, por vezes na companhia da filha mais velha, Xênia. Com dois casamentos e cinco filhos, todos são unânimes em elogiar a disposição dele. Assim como a esposa Carla.

Honório e família falam das vantagens e desvantagens de trabalharem juntos(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Honório e família falam das vantagens e desvantagens de trabalharem juntos

Os três mais velhos, Xênia, Tadeu e Danielle, junto aos sobrinhos, Alexandre e Bosco Jr, e o irmão Bosco, que construiu tudo ao lado de Honório, formam uma grande família que encontrou a receita para dosar o amor, o carinho, o respeito e o diálogo no ambiente profissional para obter o sucesso nos negócios.

Para ele, o lado bom em trabalhar com os familiares é ter pessoas em que você confia e a identidade e os costumes serem bem similares, além, claro, do "alto comprometimento".

As novas gerações contribuem para o legado empresarial com o olhar do novo e a possibilidade de enxergar bem mais a frente. O que não pode faltar no dia a dia da empresa é a governança e o agir dentro dos princípios da meritocracia.

No currículo, Honório traz formação em Administração de Empresas, Direito e Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), pós-graduado em Administração de Empresas pela Unifor e em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro.

Foi presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL/CE) e da Confederação Nacional de Diretores Lojistas (CNDL), entre outros cargos em entidades do comércio.

O desafio atual é fazer com que a empresa alcance o faturamento de R$ 1 bilhão até 2025, abrir mais cinco lojas e passar a Presidência da empresa adiante, que ficará na família. Confira o bate-papo com o executivo sobre infância, formação, família, valores, comportamento do consumidor e negócios.

Quer saber mais da história do Supermercado Pinheiro e outras curiosidades? CLIQUE AQUI

EXPEDIENTE

Edição OP+: Beatriz Cavalcante e Regina Ribeiro
Edição de Design e Identidade Visual: Cristiane Frota
Edição e coordenação do Núcleo de Imagem: Chico Marinho 
Edição de Fotografia: Júlio Caesar
Texto: Carol Kossling
Recursos Digitais: Beatriz Cavalcante
Fotografias: Aurelio Alves e Julio Caesar
Produção Geral: Carol Kossling
Recursos audiovisuais: Arthur Gadelha (direção audiovisual e roteiro); Aurélio Alves (direção de Fotografia), Júlio Caesar (direção de fotografia) Luana Sampaio (direção audiovisual), Carol Kossling (produção e reportagem); Samya Nara (produção); Raphael Góes (edição) e Abdiel Anselmo (edição).

O que você achou desse conteúdo?