Quer saber mais da história da Ramalho Têxtil e outras curiosidades? CLIQUE AQUI
O riso solto e as piadas do senhor Aluísio Ramalho cativam por onde ele passa. Seja nos encontros com a família, na visita à fábrica da Ramalho Têxtil, onde revê antigos colaboradores, ou em seu caminhar até o escritório no Sindicato das Indústrias de Redes do Estado do Ceará (Sindiredes), na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), onde exerce a Presidência em seu quarto mandato intercalado.
Aos 84 anos, casado e bem-casado, como diz, com a antiga namorada Esther, é pai de seis filhos. Pedrinho, que se foi ainda pequeno, também é lembrado algumas vezes durante a entrevista.
Ainda muito jovem seguiu do pai, Pedro da Silva Ramalho, a veia empreendedora. E ao seu lado e do irmão José vivenciou boas experiências no comércio da tradicional rede de descanso, no Centro da capital cearense, até o início da própria produção.
Mas o destino o separou dos dois e a obstinação e dedicação fizeram com que tomasse decisões como a de focar somente na produção e não mais no comércio. Ao longo da vida empresarial teve a oportunidade de ser o primeiro cearense a exportar redes.
O que vem sendo mantido no comando do filho Emílio, exportando 60% do que produz para Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França e Holanda.
Porém, esse percentual chegou a 90%, na época do pai, mas Emílio sabe, que com as mudanças ao longo dos anos, é importante também expandir nacionalmente para o Sul e o Sudeste.
Esse faro inovador o acompanha até hoje no comando do Sindiredes, onde luta pelo melhor para o setor e não só para a da sua família, a exemplo do trabalho na regulamentação do selo de patrimônio imaterial para as redes produzidas de forma artesanal por empresas em Jaguaruana, polo do setor.
Confira o bate-papo com Aluísio sobre infância, família, valores, criatividade e negócios.
Quer saber mais da história da Ramalho Têxtil e outras curiosidades? CLIQUE AQUI
Expediente
Direção de Jornalismo: Ana Naddaf e Erick Guimarães
Coordenação e edição: Beatriz Cavalcante e Irna Cavalcante
Edição de design e identidade visual: Cristiane Frota
Edição e coordenação do Núcleo de Imagem: Chico Marinho
Edição de fotografia: Julio Caesar
Edição OP+: Beatriz Cavalcante e Regina Ribeiro
Texto: Carol Kossling
Fotografia: Aurelio Alves e Jílio Caesar
Recursos visuais: Beatriz Cavalcante
Produção Geral: Carol Kossling
Audiovisual: Arthur Gadelha (direção audiovisual e roteiro); Aurélio Alves e Júlio Caesar (direção de fotografia) Luana Sampaio (direção audiovisual), Carol Kossling (produção e reportagem); Samya Nara (produção); Raphael Góes e Abdiel Anselmo (edição).