Para quem viveu, contando hoje parece aquela história de conto de fadas. Pois a sócia-fundadora da Pardal, Joselma Oliveira, vivenciou algo assim. A receita caseira de sorvete que tanto faz sucesso nos municípios do Ceará foi presente de sua madrinha, ainda jovem, quando vivia em Picuí, na Paraíba.
No sangue a força e na cabeça a sabedoria e a criatividade de uma paraibana que desde cedo acompanha os assuntos da família – pais, tios e avós – sobre e empreender. E que veio parar aqui no Ceará. Resultado? A marca de sorvetes conquistou o paladar e os corações cearenses.
Mas, como muitos brasileiros, entrou no ramo do empreendedorismo por necessidade. Casou-se aos 23 anos e precisava complementar a renda do marido, que vendia pipoca. Logo vieram os primeiros dois filhos e, hoje, são quatro e dois netinhos.
A primeira receita gerou 30 sorvetes que foi vender na feira livre em Currais Novos (Rio Grande do Norte). Para ela, a venda de picolé na rua sempre foi um grande aprendizado. “O meu cliente me ensinou a melhorar cada vez mais”, afirma.
A paixão pelas vendas continua até hoje e sabe que seu jeito desenrolado e sua determinação chamam atenção por onde passa. Mesmo já tendo criado os filhos com os frutos, ou melhor, picolés da Pardal, Joselma quer ir mais longe.
Já comprou um novo terreno no Eusébio para ampliar a produção diária de 40 mil picolés e 8 mil litros de sorvete.
Além de novos sabores, novas combinações e co-branding como a feita com a Cajuína São Geraldo. E os personagens infantis e de filmes ela quer ter um trailer que visite as feiras regionais pelo Norte e... Exportar.
A ideia é começar por Portugal. Mas hoje já alcançou territórios internacionais, pois quem viajou pelo Grupo Air France-KLM, antes da pandemia, pode degustar o típico sabor do sorvete cearense. Confira o bate-papo com a executiva sobre memórias, família, valores, empreendedorismo, visão de negócios e o potencial feminino em administrar.
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Expediente
Direção de Jornalismo: Ana Naddaf e Erick Guimarães
Coordenação e edição: Beatriz Cavalcante e Irna Cavalcante
Edição de design e identidade visual: Cristiane Frota
Edição e coordenação do Núcleo de Imagem: Chico Marinho
Edição de fotografia: Julio Caesar
Edição OP+: Beatriz Cavalcante e Regina Ribeiro
Texto: Carol Kossling
Fotografia: Aurelio Alves e Julio Caesar
Recursos visuais: Beatriz Cavalcante
Produção Geral: Carol Kossling
Audiovisual: Arthur Gadelha (direção audiovisual e roteiro); Aurélio Alves e Julio Caesar (direção de fotografia) Luana Sampaio (direção audiovisual), Carol Kossling (produção e reportagem); Samya Nara (produção); Raphael Góes e Abdiel Anselmo (edição).