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Pardal: do sorvete caseiro à indústria no Ceará
Reportagem

Pardal: do sorvete caseiro à indústria no Ceará

| Joselma Oliveira | A frente da marca de sorvetes cearenses espalhadas por mais pontos de vendas do Estado, a matriarca da família Oliveira conta com o apoio da família para expandir os negócios. Para ela, nada é impossível, e seu próximo destino é ver seus picolé num trailer itinerantes nas festas regionais e exportar
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FORTALEZA-CE, BRASIL, 22-11-2022: Joselma Maria de Lima Oliveira, proprietária da Sorvetes Pardal. Projeto Legados - pardal Sorvetes. (Foto: Júlio Caesar/O POVO) (Foto: fotos JÚLIO CAESAR)
Foto: fotos JÚLIO CAESAR FORTALEZA-CE, BRASIL, 22-11-2022: Joselma Maria de Lima Oliveira, proprietária da Sorvetes Pardal. Projeto Legados - pardal Sorvetes. (Foto: Júlio Caesar/O POVO)
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Para quem viveu, contando hoje parece aquela história de conto de fadas. Pois a sócia-fundadora da Pardal, Joselma Oliveira, vivenciou algo assim. A receita caseira de sorvete que tanto faz sucesso nos municípios do Ceará foi presente de sua madrinha, ainda jovem, quando vivia em Picuí, na Paraíba.

A Pardal, fundada em 1990, é a base da família Oliveira que vem expandindo os negócios no Eusébio (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR A Pardal, fundada em 1990, é a base da família Oliveira que vem expandindo os negócios no Eusébio

No sangue a força e na cabeça a sabedoria e a criatividade de uma paraibana que desde cedo acompanha os assuntos da família – pais, tios e avós – sobre e empreender. E que veio parar aqui no Ceará. Resultado? A marca de sorvetes conquistou o paladar e os corações cearenses.

Mas, como muitos brasileiros, entrou no ramo do empreendedorismo por necessidade. Casou-se aos 23 anos e precisava complementar a renda do marido, que vendia pipoca. Logo vieram os primeiros dois filhos e, hoje, são quatro e dois netinhos.

A primeira receita gerou 30 sorvetes que foi vender na feira livre em Currais Novos (Rio Grande do Norte). Para ela, a venda de picolé na rua sempre foi um grande aprendizado. “O meu cliente me ensinou a melhorar cada vez mais”, afirma.

A paixão pelas vendas continua até hoje e sabe que seu jeito desenrolado e sua determinação chamam atenção por onde passa. Mesmo já tendo criado os filhos com os frutos, ou melhor, picolés da Pardal, Joselma quer ir mais longe.

Foi com a receita caseira de sorvetes, ensinada pela madrinha, que Joselma Oliveira começou a empreender(Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Foi com a receita caseira de sorvetes, ensinada pela madrinha, que Joselma Oliveira começou a empreender

Já comprou um novo terreno no Eusébio para ampliar a produção diária de 40 mil picolés e 8 mil litros de sorvete.

Além de novos sabores, novas combinações e co-branding como a feita com a Cajuína São Geraldo. E os personagens infantis e de filmes ela quer ter um trailer que visite as feiras regionais pelo Norte e... Exportar.

A ideia é começar por Portugal. Mas hoje já alcançou territórios internacionais, pois quem viajou pelo Grupo Air France-KLM, antes da pandemia, pode degustar o típico sabor do sorvete cearense. Confira o bate-papo com a executiva sobre memórias, família, valores, empreendedorismo, visão de negócios e o potencial feminino em administrar.

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Expediente

Direção de Jornalismo: Ana Naddaf e Erick Guimarães
Coordenação e edição: Beatriz Cavalcante e Irna Cavalcante
Edição de design e identidade visual: Cristiane Frota
Edição e coordenação do Núcleo de Imagem: Chico Marinho
Edição de fotografia: Julio Caesar
Edição OP+: Beatriz Cavalcante e Regina Ribeiro
Texto: Carol Kossling
Fotografia: Aurelio Alves e Julio Caesar
Recursos visuais: Beatriz Cavalcante
Produção Geral: Carol Kossling
Audiovisual: Arthur Gadelha (direção audiovisual e roteiro); Aurélio Alves e Julio Caesar (direção de fotografia) Luana Sampaio (direção audiovisual), Carol Kossling (produção e reportagem); Samya Nara (produção); Raphael Góes e Abdiel Anselmo (edição).

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