Logo O POVO+
Grupo Alyne: do quintal de casa para a liderança no setor
Reportagem

Grupo Alyne: do quintal de casa para a liderança no setor

| Paulo Gurgel Ao lado dos três filhos mais velhos, o diretor fundador da empresa segue ampliando mercado e investindo em tecnologia. Da infância os aprendizados e lições de quem começou a trabalhar na infância para ajudar os pais e os irmãos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA-CE, BRASIL, 02-11-2022: PROJETO LEGADOS. EMPRESA ALYNE. (FOTO: AURÉLIO ALVES)  (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES FORTALEZA-CE, BRASIL, 02-11-2022: PROJETO LEGADOS. EMPRESA ALYNE. (FOTO: AURÉLIO ALVES)

Quer saber mais da história do Grupo Alyne? CLIQUE AQUI

Filho do Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza, "com muito orgulho", Paulo Gurguel criou a Cigel há 36 anos nos fundos da sua casa quando os filhos tinham poucos anos de vida e foram criados todos juntos com a empresa. A história deles e dos negócios é uma só para a família.

Paulo Gurgel começou a trabalhar cedo(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Paulo Gurgel começou a trabalhar cedo

Quinto filho de nove soube desde cedo que tinha de trabalhar para ganhar o mundo. Entre as inúmeras atividades inusitadas chegou a ser modelo da mãe, costureira, e cobrador do pai quando ele tinha um caminhão e dava “carona” para as pessoas que precisavam de transporte, escasso à época.

Também já acordou de madrugada, muitas vezes, para cuidar da lanchonete que o pai abrira e que deixou com ele e seus irmãos quando teve de ir trabalhar fora do Estado. Paulo vendeu muitas coisas, até carnê do Baú "É uma empresa pertencente ao empresário Silvio Santos, em que se paga o carnê e concorre a sorteios diários para participar dos programas de TV e ganhar prêmios." (da Felicidade). E foi seminarista na adolescência para atender um desejo da mãe, mas não deu certo por falta de vocação.

Na capital cearense chegou aos 16 anos por necessidade familiar. Já em Fortaleza foi trabalhar com o pai na empresa de transporte de carga.

Com a emancipação antecipada à época, aos 18 anos, abriu um negócio já mostrando a veia empreendedora, mas quebrou aos 23 e foi trabalhar para os outros. Mas, no paralelo, abriu sua empresa de cosméticos.

Alyne, Adriana e Raul com o pai na empresa(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Alyne, Adriana e Raul com o pai na empresa

Com toda essa bagagem, o que sempre guardou dos pais eram valores de honestidade e respeito aos mais velhos, as pessoas, as religiões e as diferenças. E ter sempre boas parcerias. Além de repassar isso aos filhos e netos, colocou na empresa os mesmo princípios.

Aliás, filhos estes que desde crianças acompanharam e ajudaram a fazer da Alyne Cosméticos uma das líderes em alguns produtos que produz e, ainda, forte nome no segmento de cosméticos. Consenso entre eles é fundamental para tomar cada decisão que nunca é imposta de nenhuma parte.

A sucessão segue sendo estruturada há 20 anos e Paulo se considera “ cabra "homem" ” de sorte por cada filho ter vocações diferentes que se complementam. Juntos podem tocar os negócios e continuar a dar vida à "terceira filha mulher" de Paulo Gurgel, como carinhosamente o empresário se refere à própria empresa.

Quer saber mais da história do Grupo Alyne? CLIQUE AQUI

Expediente

Direção de Jornalismo: Ana Naddaf e Erick Guimarães
Edição OP+: Beatriz Cavalcante e Regina Ribeiro
Edição de Design e Identidade Visual: Cristiane Frota
Edição e coordenação do Núcleo de Imagem: Chico Marinho
Edição de Fotografia: Júlio Caesar
Texto: Carol Kossling
Recursos Digitais: Beatriz Cavalcante
Fotografias: Aurelio Alves e Júlio Caesar
Produção Geral: Carol Kossling
Recursos audiovisuais: Arthur Gadelha (direção audiovisual e roteiro); Aurélio Alves (direção de Fotografia), Júlio Caesar (direção de fotografia) Luana Sampaio (direção audiovisual), Carol Kossling (produção e reportagem); Samya Nara (produção); Raphael Góes (edição) e Abdiel Anselmo (edição).

O que você achou desse conteúdo?