Os postos de saúde de Fortaleza vão aplicar a vacina bivalente contra a Covid-19 de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min.
O grupo contemplado nesta primeira fase da campanha é: população imunossuprimida; idosos a partir de 70 anos de idade; e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Para receber a vacina, basta ir a qualquer posto de saúde (não é necessário fazer agendamento) e apresentar documento original com foto e um comprovante de residência. As 26.800 doses serão aplicadas enquanto durar o estoque.
No caso dos imunossuprimidos, além dos documentos de identificação, é necessário apresentar documentação que comprove a comorbidade.
Pessoas acima de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência, tais como abrigos e casas de repouso, receberão o imunizante no local, assim como os funcionários dessas instituições.
Profissionais de saúde serão destacados até as comunidades de indígenas, ribeirinhos e quilombolas para fazer a vacinação.
A segunda fase, prevista para começar em março, deve contemplar os idosos de 60 a 69 anos.
A terceira fase, ainda sem data definida, vai atender gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente ou ainda amamentam).
A quarta fase irá vacinar os profissionais da saúde e a quinta, as pessoas com deficiência permanente, assim como a população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.
O Ministério da Saúde anunciou no começo de fevereiro o envio de doses da vacina bivalente para os estados. O Ceará deve receber 770 mil doses da vacina.
Cada um dos 184 municípios está encarregado de definir o calendário de aplicação para cada fase.