Logo O POVO+
Auto Peças Padre Cícero: a trajetória da casa de família, vacaria, mercearia e do táxi até virar empresa
Reportagem

Auto Peças Padre Cícero: a trajetória da casa de família, vacaria, mercearia e do táxi até virar empresa

| Clicio Pinheiro Machado | Ao lado dos irmãos Charles e Ariosvan responde pela Presidência da empresa que possui 29 lojas espalhadas no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fotos antigas da empresa, funcionários e proprietários da empresa de Auto Peças Padre Cícero. Projeto Legados - 2023.  (Foto: Arquivo Empresa Padre Cícero)
Foto: Arquivo Empresa Padre Cícero Fotos antigas da empresa, funcionários e proprietários da empresa de Auto Peças Padre Cícero. Projeto Legados - 2023.
 

A vida difícil que Antonio Clicio Pinheiro Machado percorreu desde a infância não faz com que se apague da memória e do coração o amor e o afeto que seus pais tinham com ele e os irmãos ao longo da infância.

O trabalho conheceu desde cedo, aos cinco anos, ainda em Solonópole, depois Senador Pompeu até chegar à capital cearense. Foi de trabalhador em casa de família, a cuidador de sítio e vacaria até ter sua mercearia, em Fortaleza. Tudo isso sempre sócio dos irmãos, especialmente o Charles.

Hoje, ele, Charles e Ariosvan são os fundadores e sócios da Auto Peças Padre Cícero que surgiu a partir da demanda de Charles, que também trabalhava na praça com táxis, e precisava comprar peças para manutenção dos veículos. 

Charles chegou a fazer sociedade com outra pessoa, quando montou a Padre Cícero, mas logo desfez e se uniu aos irmãos.  

Clicio Pinheiro Machado divide a presidência da Autopeças Padre Cícero com os irmãos Charles e Ariosvan
Foto: FCO FONTENELE
Clicio Pinheiro Machado divide a presidência da Autopeças Padre Cícero com os irmãos Charles e Ariosvan

Não se desgrudam e hoje, ao lado dos filhos e sobrinhos, compõem a base familiar do negócios, mas engana-se que basta ter o sobrenome Pinheiro Machado para estar lá, o profissional precisa amar o que faz e ter tino empreendedor.

Dos 77 anos de idade e mais de 70 de profissão de Clicio, 45 anos foram atrás de uma balcão, posição que ele gosta e valoriza demais. Tanto que, atualmente, a Padre Cícero tem uma escola de formação interna dando oportunidade para quem entra lá, começando pelo limpador de chão que pode se tornar um excelente vendedor ou gerente.

Clicio diz que venceu na vida e tem satisfação em gerar empregos tanto no Ceará, como no Piauí, no Rio Grande do Norte e em Pernambuco, locais em que a autopeças atua.

Para o futuro? Além de querer que o sucessor saia da segunda geração da família, quer desacelerar e ir para o Interior, passar mais e bons momentos com os amigos e os familiares e tomar aquele gostoso banho de açude. 

Confira entrevista exclusiva para o O POVO com um dos presidentes da Padre Cícero, empresa no Montese, em Fortaleza, que transformou a avenida Gomes de Matos no corredor comercial que é hoje.

QUER LER A REPORTAGEM COMPLETA? CLIQUE AQUI

 

 

Mais notícias de Economia

Expediente

Direção de Jornalismo: Ana Naddaf e Erick Guimarães
Edição OP+: Beatriz Cavalcante e Regina Ribeiro
Edição de Design e Identidade Visual: Cristiane Frota
Edição e coordenação do Núcleo de Imagem: Chico Marinho
Editor-adjunto do Núcleo de Imagem: Demitri Tulio
Edição de Fotografia: Júlio Caesar
Texto: Carol Kossling
Recursos Digitais: Beatriz Cavalcante
Fotografias: Aurélio Alves e FCO Fontenele
Produção Geral: Carol Kossling
Recursos audiovisuais: Arthur Gadelha (direção audiovisual e roteiro); Aurélio Alves (direção de fotografia), FCO Fontenele (direção de fotografia); Luana Sampaio (direção audiovisual), Carol Kossling (produção e reportagem); Raphael Góes (edição) e Abdiel Anselmo (edição).

O que você achou desse conteúdo?