Luana Muriell, 29, é mãe da Luiza, de dois anos, e empresária ao mesmo tempo. Ela brinca até que tem gêmeos: a sua filha e o seu salão de beleza, o Flozô. Desde sempre quis ser mãe, mas a agenda corrida a impedia. Antes, precisou pensar em formas do faturamento da empresa não estar tão atrelado à presença física dela. E, com os novos hábitos da pandemia, de produzir conteúdo para as redes sociais e das vendas online, percebeu que seria possível ter uma filha.
Com o diagnóstico de endometriose, achou que demoraria para engravidar. Porém, dois meses depois, lá estava a Luiza crescendo dentro da sua barriga. "Foi a notícia mais incrível de todas e uma semana antes do trabalho presencial voltar". Por isso, ela continuou trabalhando até os oito meses da gravidez, mas com toda a cautela possível. "Usava paramentação dos pés à cabeça e, em meio a enjôos e calafrios, fazia cabelos, treinava a minha equipe, lançava curso de Marketing e produzia conteúdo."
Quando a Luiza nasceu, continuou acompanhando tudo a distância. E, dois meses e meio depois, precisou voltar ao trabalho para atender a agenda de uma das suas funcionárias que tinha adoecido. Foi assim que ela percebeu que era possível conciliar e retornou. Por causa da rotina corrida, seu maior medo era não conseguir ter tempo com a filha. Mas, com a chegada da Luiza, buscou conciliar as duas coisas. "A gente vai compensando, delegando e vivendo um dia por vez. Por exemplo, dezembro é o período mais intenso de trabalho, então em janeiro viajamos em família. Puxa daqui e dali e vai tudo se encaixando", explicou.
Na sua vivência, é mais "natural" trabalhar do que ser mãe. "É onde eu sei que eu sou boa. Apesar das experiências serem parecidas, a maternidade requer mais esforço e doação. Requer presença. Então, eu tento ter hábitos que criem memórias."
Para finalizar, ela afirma que a Luana Mãe é tão parte dela quanto a Luana trabalhadora. "Eu sou múltipla. Nós todas somos. E eu acredito muito que a minha independência e garra é exemplo pra minha filha. Não existe filho feliz com mãe triste."