Logo O POVO+
Raimundo e o seu desejo por ter aprendido antes
Reportagem

Raimundo e o seu desejo por ter aprendido antes

Necessidade.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
RAIMUNDO Saboia conta que sua esposa Lúcia não acessa a internet por opção (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal RAIMUNDO Saboia conta que sua esposa Lúcia não acessa a internet por opção

Raimundo Saboia, 82, relata as dificuldades do difícil acesso à internet. O aposentado conta que só acessa a internet pelo celular e não sai de casa com o aparelho por sentir "medo de ser roubado". Sem muita intimidade com o espaço virtual, ele sabe que a maioria das coisas acontecem pela internet, principalmente nas redes sociais.

Até para realizar algumas atividades é difícil, principalmente os serviços públicos que agora passaram a ser feitos de forma remota. Lúcia Saboia, esposa de Raimundo, não acessa a internet por opção. Aos 72 anos, não vê "necessidade" de usar a internet.

"Os idosos estão todos na minha situação, eu ainda sei mexer, tem idosos que nem isso. Ela (Lúcia) só tem um celularzinho (sem acesso à internet). Eu ainda mexo, sou muito atrevido e não fiz curso. O que dificulta é a falta de habilidade, é justamente isso", afirmou o aposentado.

Formado há 45 anos em Agronomia e Geografia, Raimundo relata que na época da faculdade realizava as pesquisas por meio dos livros. Atualmente, ele conta que usa o celular apenas para pesquisar e efetuar ligações. Raimundo finaliza dizendo que o principal fator das dificuldades que encontra para acessar à internet hoje, foi a falta de interesse em aprender a manusear os aparelhos quando a internet começou a ficar popular.

Aos 82 anos, ele acredita que já está fora de atividade. Atualmente, o aposentado percebe a necessidade de estar presente no meio digital. "Hoje eu vejo a necessidade, vejo como estou longe. Isso por causa de mim mesmo, que não entrei na época certa, quando tive a oportunidade de entrar. Porque eu tinha condição, mas achei que isso (internet) ia passar e não ia precisar mais", acrescentou Raimundo.

 

O que você achou desse conteúdo?