Logo O POVO+
Geração solar projeta ter a maior demanda por profissionais no Estado
Reportagem

Geração solar projeta ter a maior demanda por profissionais no Estado

Centenas de usinas. Geração centralizada e distribuída
Edição Impressa
Tipo Notícia
Em 2023 o setor solar gerou mais de 352 mil novos empregos verdes no Brasil (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS Em 2023 o setor solar gerou mais de 352 mil novos empregos verdes no Brasil

A quantidade de usinas de energia solar em operação (32), em construção (8) e, especialmente, aprovadas e prestes a serem construídas (325) prometem fazer do setor o de maior potencial empregador no Estado na área de renováveis. Sem ciência desses números, mas atentas às chances que já apareceram, Michelle de Almeida Rodrigues e Isadora Rodrigues de Melo Bevilaqua, 37, investem em capacitação na área.

Em treinamento no Senai da Barra do Ceará, as duas buscam migrar de carreira para aproveitar essas novas oportunidades. Isadora, 37, passou dez anos como esteticista e tem formação na área. Mas a pandemia fez com que ela fechasse a clínica de beleza que possuía e a pesquisa por um novo ofício a fez estudar energias renováveis. Hoje, cursa faculdade a distância, além de ter diploma de eletricista e estar no curso de instalação fotovoltaica.

"Nesta segunda, 5, eu começo como eletricista de perdas na Enel. Vou caçar os famosos 'gatos', mapeando as fugas de energia", conta, orgulhosa.

Já Michelle, 31, é turismóloga formada e, no ano passado, fez o primeiro curso de formação - de mulheres eletricistas. A mudança ainda é motivada pela falta de chances de atuar no Turismo. Formada em 2019, ela encarou a pandemia fazendo faxina, vendendo produtos feitos em casa e sendo garçonete para ajudar na casa que mantém com a mãe.

"Eu penso em entrar na área de geração distribuída. Penso em fazer um curso de eletrotécnica e fazer mais cursos para sempre evoluir", diz.

Sem previsão de instalação tão precisa quanto os grandes projetos, a geração distribuída (quando o usuário produz a própria energia) mencionada por Michelle também se projeta como um nicho importante para os profissionais de energia renovável. O Ceará teve, em 2022, o melhor ano em projetos da história, com 24.377 equipamentos instalados, e, até maio de 2023, contabiliza mais da metade desse número (13.370).

Principal equipamento da Fiec no treinamento de mão de obra, o Senai vai inaugurar o Centro de Excelência em Transição Energética na Barra do Ceará em setembro, a partir de parcerias com a GIZ, Maersk Training, Aeris e Enel. "Temos uma cadeia de segmentos industriais que estão cooperando, seja na construção civil, metalmecânica ou logística para atender essa demanda", ressalta Paulo André Holanda, diretor regional do Senai.

Ele contabiliza o treinamento de mais de 4 mil pessoas nos últimos quatro anos pela instituição e mais de R$ 30 milhões em investimento com ajuda das empresas. Uma nova parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) vai criar um polo de formação profissional em energia solar no Centro Vocacional Técnico (CVTec) de São Gonçalo do Amarante, próximo ao Complexo do Pecém.

Saiba Mais

Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo Senai, valores e horários podem ser consultados no https://www.senai-ce.org.br/para-voce

 

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?