Com uma das principais delegações representadas na Estônia, o Ceará é considerado, pelo CEO do Estônia Hub, Raphael Fassoni, um local com um ótimo projeto de governo digital. Mas não somente. Há um importante movimento feito pelas startups e empreendedores locais para dar nova dinâmica ao ecossistema de inovação.
No início deste mês, durante a e-Governance Conference 2023, o Instituto Iracema Digital e o Estônia Hub assinaram um termo de cooperação técnica para inovação. O acordo é um importante marco de integração da entidade com o movimento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do país mais digitalizado do mundo.
"O Ceará já é referência em uma série de áreas. Assim, acreditamos que a parceria vai ser relevante não só para benefício do Estado, como também para a própria Estônia, que provavelmente vai ter interesse em estreitar relações. Vai ter uma via de mão dupla", pondera Fassoni.
Ele explica que a parceria, inicialmente, vai ser no ambiente de startups, olhando tanto para internacionalização, como atração de investimentos e de investimento de risco. "Estamos trabalhando para que tenhamos, possivelmente, uma nova delegação no segundo semestre deste ano, desta vez com foco nos empresários, empreendedores e startups cearenses, para já começar a explorar essas frentes de oportunidades."
André Filipe Dummar destaca que o termo de cooperação técnica tem o objetivo de conectar investidores estonianos com iniciativas cearenses. Além disso, é possível criar uma dinâmica para análise dos fatores críticos de sucesso e a possibilidade de aplicação de boas práticas no ecossistema local.
Ele lembra que participou da ação, como representante da iniciativa privada, enviado pelo Iracema Digital por meio da Casa Azul Ventures, APSV, Sólis e IRede.