Do sonho de uma vida melhor para a maior fábrica de massas e biscoitos do País. Essa é a história da fundação do grupo M. Dias Branco, considerado o mais antigo representante dessa relação entre Ceará e Portugal ainda em atividade.
Foi em 1926 que o jovem Manuel Dias Branco, de 22 anos, decidiu sair de Portugal - que passava por uma crise, após a Guerra Mundial. O seu primeiro destino em mente era os Estados Unidos, porém, seu pai o convence a vir para o Brasil, onde tinha um amigo que morava em Niterói (RJ).
Na viagem de navio, porém, ele conhece um empresário do ramo de ferragens, de Belém do Pará, onde chega em 2 de junho do mesmo ano, que o convida para ficar no Norte do País e se tornar gerente de uma de suas lojas.
Porém, sua estada em Belém não dura muito, por conta do clima. Após uma forte gripe, o médico lhe sugeriu um tratamento na região serrana do Ceará, mas precisamente em Guaramiranga.
Ele acaba se instalando na cidade de Cedro, por conta das linhas ferroviárias que passavam pelo local, o tornando um polo comercial. Corretor de algodão. Ele se casa com Maria Vidal de Sá (cearense de Senador Pompeu), com quem tem oito filhos, sendo que dois acabam falecendo, por nascerem prematuros.
A loja de secos e molhados, em Cedro, que virou uma loja de tecidos, e mais tarde uma panificadora. Nesta época, a influência veio de um patrício, José Rodrigues Pinho, que convenceu Manuel a entrar para o ramo de panificação.
Foi a Padaria Portuguesa, que era uma padaria industrial, a primeira célula do que se tornaria o maior grupo de massas e biscoitos do Estado.
A vida no interior era difícil e em 1936, Manuel vem com sua família para Fortaleza. Os negócios continuaram lá, mas na Capital ele também abriu uma padaria. Foi representante comercial de farinha e, com as coisas melhorando, chamou dois irmãos que estavam em Portugal, Orlando e José, que tocavam a representação comercial e as padarias.
Ao todo o grupo possui 18 unidades industriais. São sete moinhos de trigo, duas unidades de refino de óleos e produção de gorduras especiais e margarinas e nove indústrias para a produção de biscoitos, massas, torradas, pães e snacks.