O número de pequenas indústrias de beneficiamento que produzem derivados de leite no Ceará passa dos 2 mil. No entanto, a parcela desses laticínios que possuem certificação dos órgãos de controle é pequena, o que representa risco à saúde pública.
Conforme a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), o número de licenças emitidas entre pequenas queijarias saltou 50%, chegando a 68 laticínios. Segundo o presidente Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado do Ceará (Sindilaticínios), José Antunes, o número de empresas certificadas que estão aderindo ao sindicato é crescente.
Hoje, são 27 empresas sindicalizadas, sendo a maioria pequenas indústrias. O desafio, no entanto, é grande, já que a Faec já mapeou aproximadamente 2 mil pequenos laticínios que ainda não têm certificação oficial. Antunes destaca que há um trabalho para diminuir burocracias e facilitar a certificação, já que atualmente são necessários 17 alvarás para que um laticínio funcione.
"Há um problema cultural, falta de informação que faz com que alguns laticínios não se certifiquem", pontua. O diretor da Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira, diz ao O POVO que o trabalho para garantir a qualidade dos produtos que chegam aos consumidores começa desde o trato com o animal.
Ele destaca que o Ceará é uma área livre de febre aftosa e existe trabalho de vacinação contra brucelose e tuberculose.
Em relação aos produtos, Amorim destaca que, o Ceará, como reconhecido polo produtor de queijo coalho, tem avançado para aumentar a quantidade de queijarias certificadas.
"Estamos buscando conscientizar. Primeiro as prefeituras a terem serviços de inspeção municipal que emitam o selo municipal. E aos produtores a importância de se certificar, pois assim ele conseguirá vender o queijo dele no município e até a nível estadual e federal, a partir de programas desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura", explica.
Segundo o diretor da Adagri, instituições como Faec-Senar, Senai, Sebrae e Ematerce podem ajudar de forma gratuita os produtores com consultorias.