Logo O POVO+
Doulagem presta apoio físico e emocional
Reportagem

Doulagem presta apoio físico e emocional

Acolhimento. A importância da doula
Edição Impressa
Tipo Notícia

Atrelada ao trabalho da parteira tradicional ou da enfermeira obstetra, a função de doula envolve o apoio emocional para a gestante durante aquele momento que exige grande esforço. A especialista, que não tem responsabilidade técnica durante o parto, atua no acolhimento e na resolução de possíveis problemas.

A psicóloga Krys Rodrigues, doula há dez anos, explica que a doulagem envolve o apoio físico, a oferta de métodos não farmacológicos para alívio da dor — como massagens, aromaterapia e compressas — e o suporte emocional.

"O pré-natal é uma vez por mês, e a doula é todo dia. Eu falo muito que 70% do parto é a cabeça e como a gente se prepara para vivenciar esse momento que tem muita coisa envolvida, como dor, cansaço e pressão familiar", destacou.

Apesar das distintas formações e das diferentes atuações durante o parto, Samara, Thatiane, Nirla, Roberta e Krys consideram os trabalhos que desenvolvem como uma missão e buscam, acima de tudo, promover uma experiência positiva para as mulheres. A possibilidade de um parto natural sem violência obstétrica e com pessoas que promovem a autonomia da mulher são alguns dos principais motivos pelos quais o trabalho das parteiras resiste.

O que você achou desse conteúdo?