Logo O POVO+
Consumidores já buscam produtos de olho nos descontos
Reportagem

Consumidores já buscam produtos de olho nos descontos

Pesquisa Google.
Edição Impressa
Tipo Notícia

Com a Black Friday se aproximando, data com significativa baixa nos preços, os consumidores já estão mais atentos aos valores promocionais que encontrarão.

Pesquisa conduzida pela fornecedora global Offerwise, a pedido do Google, mostra evolução de assertividade entre julho e outubro deste ano. Na pesquisa geral, os três produtos/serviços com maior certeza de compra dos entrevistados são: games (83%); celulares (79%); fraldas e itens de bebê (78%).

A divulgação dessas informações ocorreu na mesa redonda online "Líderes do varejo e de serviços revelam estratégias para a Black Friday" promovida pela empresa multinacional na última quarta-feira, 25.

No encontro, o gerente de negócios para varejo do Google Brasil, Fábio Garcia, apresentou a pesquisa de mercado com tendências de consumo para a data. Também foram divulgadas estatísticas sobre as consultas dos brasileiros na busca Google.

O estudo foi realizado por meio de questionário online, em outubro de 2023, e ouviu 2 mil brasileiros das classes A, B e C, que declararam conhecer e não rejeitar a Black Friday.

A escolha específica do produto que se deseja comprar é a que está mais avançada. Esse cenário é percebido por meio do resultado individual, o qual mostra a variedade de mercadorias que estão sendo pesquisadas. O crescimento é analisado em comparação ao ano de 2022, assim, as categorias com os maiores percentuais na última semana foram ar e ventilação, suplementos e automotivo.

Os números apontam também que o interesse dos compradores reflete uma visão financeira pessoal mais otimista em relação ao ano passado. Em panorama geral, os dados remetem que, a curto prazo, quase todas as categorias aceleram em buscas, mas a atualização é a integração de novos grupos de mercadorias no ranking de buscas.

Os fatores analisados na escolha definitiva foram: "escolheu marca", "escolheu produto/ modelo" e "escolheu local de compra". A pesquisa ainda indica que, mesmo com a seleção das preferências de aquisições, a média foi de quatro categorias distintas por consumidor na pretensão de compra.

O que você achou desse conteúdo?