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Essência ambiental da Natura é reconhecida pelo consumidor
Reportagem

Essência ambiental da Natura é reconhecida pelo consumidor

Percepção. Compra
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Tipo Notícia
CNI_Natura ecoinovação (Foto: DANIELA LUQUINI/ Divulgação CNI)
Foto: DANIELA LUQUINI/ Divulgação CNI CNI_Natura ecoinovação

O consumidor mudou e a indústria percebeu. E, atualmente, na hora de comprar um produto a forma que determinado item foi produzido e o impacto dele no meio ambiente são levados em consideração.

A pesquisa Retratos da Sociedade: hábitos sustentáveis e consumo consciente, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que 74% dos ouvidos adotam hábitos sustentáveis, sendo que 30% deles o fazem sempre.

E que metade da população, 50%, verifica se o produto foi feito de forma sustentável. Isso fica ainda mais claro quando se analisa pesquisas de recall da marca.

Tanto em ambiente nacional, na Folha Top of Mind, como localmente, na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind publicada no Anuário do Ceará 2023-2024, a Natura foi a campeã em categorias relacionadas às questões ambientais.

Angela Pinhati, diretora de Sustentabilidade da Natura & Co América Latina, informa que a empresa realiza o desenvolvimento de produtos a partir da prospecção de ingredientes da biodiversidade, do acesso ao conhecimento tradicional das comunidades e ciência avançada para criar fórmulas naturais com tecnologia e ativos potentes para os cuidados de beleza.

Com 73% de mulheres no time de cientistas, o que corresponde a 260 mulheres, a estratégia de inovação da Natura está na Amazônia. "Já desenvolvemos 42 bioingredientes e junto com as comunidades da nossa cadeia contribuímos para conservar mais de 2 milhões de hectares de Floresta Amazônica", conta Angela.

E as práticas de ESG da companhia, segundo a executiva, englobam tecnologia, empoderamento das consultoras da Natura, circularidade e soluções regenerativas, e neutralidade de emissões de carbono rumo a um cenário de emissões líquidas zero.

Há 40 anos a empresa adotou a utilização de refis. No último ano, essa ação evitou a geração de 6,1 mil toneladas de emissões de gases de efeito estufa e de 2,3 mil toneladas de resíduos.

A empresa também tem 95% do portfólio vegano e índice de naturalidade das fórmulas em 94%. "Nossos cosméticos são desenvolvidos sem a utilização de testes em animais e buscamos materiais renováveis para as embalagens, como o plástico verde."

A Natura atualizou o programa Compromisso com a Vida 2030 com metas focadas na América Latina. Dentre estas, está o de contribuir com a conservação e regeneração de 3 milhões de hectares de floresta amazônica, chegar a 55 bioingredientes da sociobiodiversidade e aumentar em 4 vezes as compras de insumos da sociobioeconomia amazônica, na comparação com 2020.

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