Logo O POVO+
Transição energética e eletromobilidade
Reportagem

Transição energética e eletromobilidade

Veículos. Setor
Edição Impressa
Tipo Notícia
Daniel Justo é presidente da Ford América do Sul (Foto: Mario Miranda/Divulgação Ford)
Foto: Mario Miranda/Divulgação Ford Daniel Justo é presidente da Ford América do Sul

O setor automobilístico é outra indústria que sempre focou em inovação e anualmente apresenta novos modelos de veículos para o consumidor. Há alguns anos, tem demostrado também uma preocupação com o meio ambiente e os efeitos que os automóveis causam na natureza.

Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, afirma que a inovação é essencial para este momento de revolução tecnológica acelerada do setor.

É que é por meio dela que virá a superação dos desafios da transição energética global, com foco na eletrificação, na conectividade e no desenvolvimento de software.

"A Ford está se transformando nessa direção e temos uma nova linha de veículos eletrificados, desenvolvidos para atender as necessidades e desejos dos consumidores em diferentes segmentos do mercado", disse, se referindo às novas versões do Mustang Mach-E, da E-Transit e da Maverick Hybrid.

O executivo destaca ainda as ações de ESG que a empresa tem em relação ao futuro, ao investir em tecnologia.

Como exemplo cita o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil, na Bahia, com mais de 1.500 profissionais voltados ao futuro da mobilidade, como veículos elétricos e conectados.

Há ainda o programa Ford voltado para que pessoas de baixa renda se capacitem para ter acesso a empregos de qualidade na área de tecnologia.

Ele lembra que a empresa foi uma das primeiras do setor a aderir ao Acordo de Paris sobre as questões climáticas e definir regras científicas e específicas de transição.

"Que é buscar o carbono neutro em 2050 e 100% de energias livres de carbono neutro em 2035. A magia para que isso aconteça é você ter uma governança de objetivos anuais bem definidos. Desde 2017, ano base, a Ford reduziu em 40% a emissão em todas as suas operações", exemplifica Justo.

O que você achou desse conteúdo?