O Sebrae lançou no início de novembro o Diagnóstico de Startups de Impacto Socioambiental para auxiliar startups que se dedicam a resolver desafios socioambientais por meio de seus negócios. Diferente das startups convencionais, as startups de impacto buscam além do retorno financeiro, o retorno social e ambiental.
Em geral, as startups de impacto socioambiental são aqueles empreendimentos que se dedicam à sustentabilidade e que geram impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, ao mesmo tempo em que buscam criar negócios escaláveis e lucrativos. Foco desse tipo de negócio é grandes mercados, expandir geograficamente e promover mudanças significativas em larga escala. Para serem consideradas startups de impacto precisam seguir alguns critérios como intenção de resolver problemas sociais e/ou ambientais.
E, ainda, ter como atividade principal a solução desses problemas; operar com base na lógica de mercado e gerar receita por meio da venda de produtos e/ou serviços próprios; ter potencial de escalabilidade; e se comprometer com o monitoramento do impacto gerado e ter potencial de escala. No Brasil, segundo dados da Sling Hub, plataforma de inteligência de dados sobre o ecossistema de startups latino-americano, existem cerca de 20 mil startups. No entanto, estudo da Pipe.Social revela que apenas 1.011 negócios de impacto socioambiental foram mapeados no País até 2023.