Logo O POVO+
Inteligência artificial, metaverso e realidade virtual
Reportagem

Inteligência artificial, metaverso e realidade virtual

Metazon
Edição Impressa
Tipo Notícia
Alder Lima cria soluções usando realidade virtual (Foto: Diana Favi/ Divulgação Alder Lima)
Foto: Diana Favi/ Divulgação Alder Lima Alder Lima cria soluções usando realidade virtual

Há um ano e meio no mercado, a Metazon, surgiu pois o seu CEO, Alder Lima, percebeu que poderia fazer a diferença no mercado com um produto que agride menos a natureza e gera economia para a indústria por meio da realidade virtual.

"Esta direcionada à indústria de diversas maneiras, aproveitando o potencial da realidade virtual (RV) e inteligência artificial (IA) para melhorar processos, treinamento, colaboração e muito mais. A chave é entender as necessidades da indústria, desenvolver soluções adaptadas e demonstrar o valor que a realidade virtual pode agregar aos processos existentes."

Ele aplica a realidade virtual, o metaverso e a inteligência artificial em maquetes Virtuais interativa para construtoras e incorporadoras e explica que as empresas podem usar RV para criar prédios, permitindo que designers e engenheiros testem ideias e funcionalidades antes de criar um protótipo físico. "Isso economiza tempo e recursos. Além de trazer uma experiência para o futuro comprador do imóvel onde ele pode visitar o empreendimento e interagir com o local antes mesmo de estar pronto."

Essa metodologia que criou ainda pode ser utilizada em treinamento e capacitação, pois a RV cria ambientes de treinamento imersivos que permitem aos funcionários praticar tarefas e procedimentos em um ambiente virtual, reduzindo riscos e custos associados ao treinamento. Da mesma forma, ele explica que a realidade virtual é usada para simular situações de segurança em ambientes industriais, ajudando a treinar funcionários para lidar com emergências de forma mais eficaz.

Ou, ainda, para manutenção e reparos, pois pode fornecer para as indústrias guias com passo a passo em tempo real para técnicos de manutenção, permitindo que eles realizem tarefas complexas com eficiência.

No Ceará, Lima tem case com a ArcelorMittal, onde desenvolveu uma solução para o lançamento de um produto de maneira gamificada, além de parcerias com o Sesi. "Além disso, vamos atuar em todo o País a partir de janeiro de 2024 com uma equipe comercial robusta que vai atingir algumas frentes como indústria, construtora e saúde mental no metaverso", antecipa.

Hoje, sua startup está residente no Instituto Senai de Tecnologia e no Centro de Inovação Sesi (IST- CIS), no Ceará, onde tem um escritório e desenvolve alguns projetos juntos, como a construção de um ambiente no metaverso para os colaboradores da indústria.

O que você achou desse conteúdo?