Nos últimos anos, o Ceará tem diversificado a atratividade turística e investido em diferentes frentes para enterrar a imagem de paraíso sexual. A professora e consultora de marketing, Gal Kury, disse que o grande boom turístico nos anos 1990 por conta das novelas e um reposicionamento político do Estado trouxe muita visibilidade para o Ceará, mas também um tipo de turista que não está interessado em experiências sexuais.
"Algumas avenidas grandes, nos lugares de alto poder aquisitivo, principalmente na região hoteleira, era normal umas 7, 8 horas da noite você encontrar diversas meninas, às vezes crianças, oferecendo seus serviços etc. E você tinha um público que vinha muito da Europa atrás disso", comentou.
Gal também lembrou que essa estrutura ainda vem em mudança, e que nos últimos 10 anos, além dos investimentos, foi importante ter um reposicionamento de marca para "vender" melhor o Ceará, deixando de atrelar as campanhas publicitárias a mulheres de biquínis.
"O Ceará hoje tem uma imagem muito forte ligada às belezas naturais a capacidade dos alunos. Então você tem uma imagem de um lugar onde tem gente inteligente, e aí você vê a entrada também de grandes equipamentos, de shopping centers, e você tem uma sofisticação com esses equipamentos de alto nível", explicou.
Já Fortaleza tem adotado uma estratégia de se mostrar como uma cidade inteligente para atrair o turista e em fazer o morador se "apaixonar" pela cidade. O secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, contou ao O POVO que nos últimos 12 meses foram investidos R$ 10 milhões em promoção de turismo, o que ele chama de o maior plano de marketing para a pasta na história da cidade.
No entanto, ele ressaltou que o maior objetivo tem sido construir uma cidade onde o próprio morador impulsione o turismo. "A gente mora onde as pessoas vêm passar férias. Uma cidade ela tem que ser o destino turístico nacional e internacional digna, de referência, tem que ter pessoas com um sentimento de pertencimento e pessoas felizes", destacou.
Ele destacou que se 20% dessa população for apaixonado por Fortaleza e estar sempre divulgando a cidade nas redes sociais sobre o quanto Fortaleza é legal, o turismo vai ser atraído de forma muito natural.
"O turista precisa ver como é legal ver o pôr do sol na cidade, como é legal curtir o turismo náutico em Fortaleza, como é boa a gastronomia. Então o morador tem que ser o grande protagonista para a atração desse turista", finalizou.
O POVO também procurou a Secretaria do Turismo do Ceará em mais de uma ocasião, mas recebeu resposta de que a pasta não colaboraria com a reportagem.