Os bons números do setor de eventos corporativos, principalmente, também puxam os resultados do turismo de negócios. Mais uma vez, o Centro de Eventos do Ceará (CEC) aparece como um grande atrator de visitantes para o Estado.
O cálculo da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE) é de que 537 mil pessoas tenham participado dos eventos que o CEC sediou em 2023.
Conforme pesquisa feita pela Pasta, cada turista que vem ao Estado participar de feiras ou congressos gasta cerca de R$ 700 por dia, permanecendo hospedado no Ceará, notadamente em Fortaleza, em média por cinco dias.
Segundo a secretária estadual do Turismo, Yrwana Albuquerque, o espaço “se destaca como o principal indutor do turismo de negócios no Ceará. Vários fatores colaboram para esse cenário positivo, como a ótima infraestrutura e a versatilidade, o que possibilita a montagem dos mais variados eventos, além da promoção que temos realizado com objetivo de novas captações”.
“Temos identificado, por exemplo, ótimos números relacionados à ocupação hoteleira durante a realização de muitos eventos. Isso mostra que o público que vem ao Ceará a negócios está utilizando mais a cadeia produtiva do turismo. É muito importante, pois se traduz em ganhos para todo o estado e para o trade”, acrescenta Yrwana.
Quem também aposta alto na combinação entre turismo e o setor de eventos é o Visite Ceará. A fundação encerrou o ano de 2023 com um total de 52 eventos entre captados e apoiados e ressaltou que eles consolidam as expectativas de crescimento econômico de ambos os setores.
"São dados altamente significativos e revelam o potencial financeiro do investimento nesta área, uma vez que o ticket médio do turista de negócios é consideravelmente maior do que o do turista de lazer", explica Ivana Rangel, Presidente do Visite Ceará.
Já o Observatório do Turismo de Fortaleza, calcula que esses eventos geraram e vão gerar um impacto de R$ 81,2 milhões, além da criação de 2,6 mil novas vagas de emprego entre formais e informais.