A Prefeitura de Fortaleza deve iniciar cobrança da Taxa do Lixo 2024 em janeiro. O boleto deve chegar junto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do próximo ano. A confirmação foi dada pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), em entrevista exclusiva ao O POVO.
Também foi confirmado que a Prefeitura não planeja promover reajuste na alíquota do IPTU. Em 2023, o imposto em Fortaleza alcança um total de 813.806 imóveis.
Outro ponto que permanecerá inalterado é a possibilidade dos contribuintes obterem descontos nesta fatura a partir do acúmulo de pontos no programa Nota Fortaleza.
Sem precisar o percentual, Sarto ainda destaca que o índice de inadimplência no IPTU permaneceu estável em 2023. A única alteração ocorreu no período em que houve o lançamento da Taxa do Lixo.
"Não há nenhum estudo de revisão de IPTU para o momento. A inadimplência é histórica e tem mantido o seu patamar até porque não houve variação nos valores", destaca Sarto.
Em relação à Taxa do Lixo, o prefeito diz que o nível de adimplência é positivo e melhorou desde a decisão do Judiciário que liberou a cobrança que fora suspensa em maio.
Sobre o reajuste dos servidores, o prefeito diz que vai esperar chegar a data-base do funcionalismo, em janeiro, para calcular de forma mais clara o quanto o Município poderá pagar.
"Temos que pensar no que teremos disponível a partir da Receita Corrente Líquida porque só posso comprometer o que vem de lá", pontua.
Sarto diz que as perspectivas são positivas, já que a Receita Corrente Líquida está em alta e há margem para gasto maior em 2024". (Samuel Pimentel)