Não são só os investimentos em inteligência artificial (IA) que estão despontando no setor financeiro. As empresas buscam antecipar tendências tecnológicas e outras novidades vão aparecendo.
Para 2024, inovações como computação em nuvem e expansão da blockchain são exemplos que devem receber aportes relevantes.
De acordo com um estudo recente da Distrito, os investimentos em tecnologia financeira atingiram a marca de US$ 3,9 bilhões no Brasil em 2023, representando um aumento significativo de 20% em relação ao ano anterior.
Este montante coloca o País como o quarto maior mercado de fintechs do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Reino Unido.
Maiara Muraro, vice-presidente de Marketing, Inovação e Comercial da Avivatec, consultoria de tecnologia e inovação com expertise em negócios, diz que esse cenário revela a crescente confiança dos investidores na inovação tecnológica do setor financeiro. Na sua avaliação, o ano de 2024 promete e aponta quatro tendências fundamentais, incluindo IA.
"O próximo ano promete ser marcado por uma aceleração notável na adoção de tecnologias disruptivas, com quatro tendências fundamentais liderando a vanguarda da transformação: o crescimento exponencial da tecnologia em nuvem, o avanço acelerado da Inteligência Artificial, a expansão contínua da blockchain e o aumento da regulamentação", comenta.
Maiara destaca as perspectivas em torno da tecnologia em nuvem. Garantidor do funcionamento de sistemas com velocidade, a "cloud" se destaca como "um alicerce crucial para a transformação digital", diz.
"Sua capacidade de reduzir custos, oferecer flexibilidade operacional e escalabilidade tem conquistado o setor, preparando o terreno para uma gestão de dados mais eficiente e segura", avalia.