Logo O POVO+
Investimentos trilionários devem potencializar IA
Reportagem

Investimentos trilionários devem potencializar IA

Inovações e investimentos.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Nisabro Fujita explica que soluções devem ser aceleradas nos próximos anos (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Nisabro Fujita explica que soluções devem ser aceleradas nos próximos anos

A temática de IA foi uma das mais desenvolvidas por diferentes setores neste ano. Significativos avanços tecnológicos foram possíveis e o apetite por mais novidades em 2024 é alto.

Segundo previsões do Gartner, estima-se aumento de 8% nos investimentos globais em TI, com montante de US$ 5,1 trilhões. A avaliação é que há crescente importância estratégica dada por setores da sociedade e economia global às tecnologias.

No mundo dos investimentos não é diferente. Nisabro Fujita, CEO da M7 Investimentos - corretora com sede no Ceará credenciada à XP, avalia que a IA tem o potencial de trazer muitos benefícios em diversas áreas, tornando as tarefas mais eficientes e automatizadas.

"A IA está sendo aplicada atualmente na área de investimentos, por exemplo, no uso de algoritmos de negociação automatizados, processamento de linguagem natural para análise de notícias financeiras e dados não estruturados, e modelos de aprendizado de máquina para tomada de decisões de investimento", afirma.

De acordo com o CEO da M7 Investimentos, existem atualmente três exemplos de uso de IA na operação. A primeira funcionalidade é o GPT M7, em que o usuário pode perguntar alguma informação do banco de dados, a IA faz a consulta e traz a informação de resposta.

Há ainda o Anasiel de crédito, um modelo de IA para análise de operações de recebíveis. Nisabro conta que a solução alcança um nível de assertividade de 70% e há a meta de elevar para 80%.

Outra funcionalidade da IA na operação da M7 é na geração de peças e textos para ações de marketing, comerciais e de cobrança.

"O ano de 2023 foi o de maior avanço no uso de IA. O principal exemplo é o ChatGPT. É muito importante que comecemos a usar até para ver sua aplicabilidade", acrescenta.

Neste momento, uma preocupação tem sido na forma como esse potencial da IA será utilizado e de que forma pode impactar os profissionais de investimentos.

Empregos podem ser perdidos para as aplicações? Nisabro avalia que não, por enquanto. "Embora seja verdade que a IA pode automatizar alguns aspectos das tarefas de investimento, é importante ressaltar que a presença de profissionais especializados em investimentos ainda é fundamental".

O CEO da M7 destaca que a IA tem a capacidade de processar grandes volumes de dados, identificar padrões e análises de forma rápida e eficiente. Ainda assim, esses aspectos ainda carecem da interpretação humana.

O que você achou desse conteúdo?