Logo O POVO+
"Casarão do Jacarecanga" não pode mais ser restaurado, diz laudo
Reportagem

"Casarão do Jacarecanga" não pode mais ser restaurado, diz laudo

|Patrimônio| Desde 2021 o prédio, cujo segundo andar fora cedido à Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, está interditado pela Defesa Civil. Imóvel foi projetado pelo arquiteto húngaro Emílio Hinko
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MANSÃO construída na década de 1930 está interditada  (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES MANSÃO construída na década de 1930 está interditada

Um laudo técnico, realizado no final de 2023, a pedido da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, aponta que a estrutura do "Casarão do Jacarecanga" — também conhecido como "Casarão da Santa Casa", não tem mais condições de ser recuperada. Assim, a única opção para o imóvel, que está interditado desde 2021 pela Defesa Civil de Fortaleza, seria a demolição. As informações foram passadas por Vladimir Spinelli, provedor da Santa Casa.

"A Santa Casa tem um laudo que indica a demolição como única opção, hoje, para o imóvel. (A gente) pede para que a Prefeitura cuide da demolição, já que a Santa Casa não tem condições de arcar. E, o prédio, não é da Santa Casa. A (instituição) dispõe apenas do segundo andar", explica o provedor.

Em nota, a Defesa Civil de Fortaleza afirmou que, na ocasião da interdição em 2021, os agentes do órgão realizaram uma vistoria técnica e foi constatado o risco de desabamento por conta do estado estrutural precário do imóvel. Os moradores foram retirados e o prédio interditado. Os proprietários receberam o relatório técnico e a notificação para os devidos reparos.

Em 2022, o caso foi encaminhado à Procuradoria Geral do Município (PGM), que ajuizou ação judicial, cuja decisão liminar foi proferida em dezembro de 2023, para que os responsáveis realizem os reparos necessários, sob multa diária de R$ 500 por dia de descumprimento.

Hoje, o processo está no Ministério Público Estado do Ceará (MP-CE) e a Prefeitura de Fortaleza segue acompanhando o caso.

Localizado na Rua Oto de Alencar, 121, o Casarão é um bem particular e nunca foi tombado. O prédio foi projetado pelo arquiteto húngaro Emílio Hinko, quando ele se mudou para o Brasil na década de 1930.

"Tem muita arquitetura dele aqui em Fortaleza. Ele fez muita coisa aqui (na Capital) e em São Paulo. Esses casarões foram feitos por ele, pertencia à família dele e, depois, ele doou à Santa Casa", cita Silvestre Neto, 65. Ele é dono do restaurante Casarão Self-Service e Bar, localizado ao lado do prédio que pode ser demolido.

Vale ressaltar que apenas o segundo andar da estrutura pertence à Santa Casa, mas o hospital nunca funcionou no local. "O pavimento foi uma boa ação feita anos atrás. É um apartamento que foi locado como uma fonte extra de recursos para a Santa Casa. A [instituição] nunca funcionou nesse prédio. O pavimento pertence à Santa Casa por doação", explica Spinelli.

O provedor ainda destaca que, em um cenário ideal, ele não é a favor da demolição. O que acontece, é que, conforme o laudo, não existe outra opção. "Se houver algum outro estudo demonstrando que o prédio pode ser recuperado, obviamente, essa seria a melhor solução quando a gente pensa na história e na cultura cearense, porque é mais um prédio que vai abaixo".

"Para a Santa Casa, a melhor das opções seria a recuperação e a gente estaria disposto a recuperar, mas, lamentavelmente, não parece [ser possível]", continua.

O que você achou desse conteúdo?