Logo O POVO+
O Bar do Fabiano funcionou no Casarão durante mais de 50 anos
Reportagem

O Bar do Fabiano funcionou no Casarão durante mais de 50 anos

Memória do Bairro.
Edição Impressa
Tipo Notícia

Durante mais de 50 anos, o Casarão foi endereço do tradicional Bar do Fabiano. O empreendimento foi inaugurado em 1958, por Amaurílio Santos, pai de Fabiano Silveira Medeiros, que mais tarde tomaria conta do local.

"Na minha opinião, deveria ser restaurado. É um prédio histórico aqui do Jacarecanga e [a demolição] vai acabar com a história do bairro", opina Silvânia Moreira, 51. Hoje ela vive em outro bairro, mas morou no Jacarecanga por muitos anos e tinha o costume de frequentar o bar.

"Era movimentadíssimo. Ele funcionava para almoço, também abria pela manhã, de tarde e à noite, mas fechava cedo. É uma pena que a gente não possa mais tê-lo", destaca.

Sueli Muniz Macedo, 62, também já foi cliente do bar. Ela trabalha próximo ao local e, às vezes, comia no empreendimento. "É um prédio histórico, é bem cultural que nós vamos perder. Mas, se não tem outra maneira, infelizmente, vai ter que fazer [a demolição]. Vai ser uma perda muito grande", opina.

Uma outra senhora que não quis se identificar, acredita que a possível demolição mata a história. "O prédio não deveria ser demolido. Ele vivo [em pé] vai sempre manter as pessoas informados sobre o como eram [as coisas] antes e como será no futuro. Sou completamente contra a demolição. Restaurar é a melhor opção."

Seu Silvestre, aquele que é dono de um restaurante ao lado do Casarão da Santa Casa, relembra que outros prédios históricos do Jacarecanga já foram demolidos no passado. Ele mora no bairro há cerca de 48 anos. "Sempre vi casarões sendo demolidos".

"Ali do outro lado, onde é o Palácio Jardim, tinha o Carajás, um casarão muito bonito, um sobrado. Em frente a esse prédio, tinha um [outro] casarão muito bonito. Foram demolindo, porque não tinha quem controlar, né? Hoje que estão [indo atrás]. É preciso ter memória guardada".

O casarão onde o restaurante dele funciona, está todo restaurado. "Há 15 anos atrás eu fiz uma senhora reforma. [...] Se eu tivesse deixado do jeito que estava, ele, hoje, também estaria destruído".

O que você achou desse conteúdo?