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Parcerias entre academia e indústrias saltaram
Reportagem

Parcerias entre academia e indústrias saltaram

Cultura de inovação
Edição Impressa
Tipo Notícia

O nível de relacionamento entre a academia e o mercado no Ceará deu um salto nos últimos anos e a quantidade de parcerias em desenvolvimento tem crescido. No setor industrial, iniciativas no âmbito da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) tem permitido com que soluções inovadoras cheguem às empresas. Exemplo de parceria neste sentido é o da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-CE), que finalizou no fim de agosto o primeiro ciclo do PDI on Demand.

O evento reuniu projetos inovadores para solucionar demandas internas de empresas industriais. Foram sete meses de atividades para gerar as soluções até a apresentação no "Demoday", no fim de agosto. No Demoday, as empresas Platsan, Central das Correias e Correntes, Alimempro, CPN/Mobil, Polimatec e Sabão Juá apresentaram projetos inovadores. No momento final da primeira etapa desta iniciativa, o IEL disponibiliza pesquisadores da área de Gestão da Inovação para estimular a inovação dentro dessas empresas.

Desde 2010, com a UFC já depositou 463 patentes, mais de 150 projetos de pesquisa e desenvolvimento são realizados com empresas privadas, mistas, públicas ou instituições nos últimos quatro anos.

Conceição Oliveira, coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal do Ceará (UFC), destaca que o fomento às parcerias entre universidades e empresas cresceu muito no Brasil nos últimos anos e o Ceará se destaca neste processo.

Ela conta que em nível federal existem iniciativas de incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) por meio de programas como a Lei do Bem, que concede incentivos fiscais a empresas que investem em PD&I e é um dos principais instrumentos para estímulo nesta área.

Em nível estadual, Conceição destaca os projetos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológicos (Funcap), além de iniciativas que buscam promover o empreendedorismo no meio acadêmico.

Segundo ela, isso tem impulsionado as parcerias e aberto as portas das universidades para as empresas. E há espaço para muito mais. "A chave é uma mudança de cultura em todos os segmentos. Dentro da Universidade lutamos diariamente para estar preparados porque a palavra do momento (para o desenvolvimento econômico) é inovação. Ela chegou e não tem como fugir".

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