Quase 600 pleitos de benefício fiscal por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) para aquisição de máquinas e equipamentos e matéria-prima foram feitas em 2024. A soma chega a R$ 1,4 bilhão em produtos e faz parte de política pública para fomento da indústria local. As autorizações são feitas em reuniões periódicas do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (Condec). Somente nestes dois tipos de pleitos foram 47 segmentos industriais beneficiados.
A maioria dos pedidos de fomento para aquisição de máquinas e equipamentos veio do segmento de geração de energia, com 129 pleitos. No que se refere à importação de matéria-prima, o segmento de fabricação de máquinas e equipamentos para uso industrial tem o maior número de pleitos, 51.
Luis Eduardo Fontenele, diretor de fomento da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), destaca que o acesso a esse tipo de benefício pode ser ampliado no Estado. Ele explica que o FDI não serve apenas para concessão de benefícios fiscais para novas operações industriais no Estado, mas que outras oportunidades estão disponíveis, basta buscar a Adece e consultar o Guia do Investidor no site www.adece.ce.gov.br para verificar as regras.
Eduardo explica que as regras para a isenção de imposto estadual para aquisição de máquinas e equipamentos e insumos envolve a importação somente em casos em que não haja o produto no mercado nacional ou em casos de que o produto nacional não atenda a critérios de qualidade técnica. Ele pontua ainda que os pedidos também abrem a possibilidade para que o Estado atue na atração de novos investimentos industriais ao Ceará.
"Para nós é importante acompanhar a demanda dos pedidos porque ao perceber que uma empresa local está importando muita matéria-prima, procuramos atrair o fabricante para o Ceará. Temos argumentos para mostrar as vantagens de instalar uma indústria aqui", afirma.
Eduardo ainda explica que, quando as companhias que recebem benefícios se relacionam na cadeia de produção, o consumidor final ganha e a economia cearense é movimentada. Outro ponto importante é que as aquisições também significam ampliações de produção e produtividade dos negócios, com abertura de novas vagas de emprego e aumento da renda.