Logo O POVO+
13 municípios do Ceará ainda não aderiram ao Previne
Comentar
Reportagem

13 municípios do Ceará ainda não aderiram ao Previne

Edição Impressa
Tipo Notícia
Comentar

Além dos 171 municípios que estão integrados em um dos dois projetos vigentes no Previne, outras 13 cidades cearenses não se inscreveram para a edição de 2024 do programa. São eles:

Abaiara
Aquiraz
Chorozinho
Ererê
Fortaleza
Graça
Jijoca de Jericoacoara
Pacujá
Pereiro
São Luís do Curú
Tianguá
Tururu
Umari
Conforme ressaltou oCentro de Apoio Operacional da Educação do MPCE, que coordena o Previne,a adesão ao programa, que ainda é considerada uma iniciativarecente, é voluntária e a renovação será anual. "Alguns preferiram não participar neste momento.Contudo, ofato de alguns municípios não terem aderido em 2024 não impede que eles possam aderir em 2025", declarou o Centro.

Ao O POVO, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) declarou que, por meio de sua influência junto aos gestores educacionais municipais, busca “a adesão e sensibilização para a importância dessas Comissões. A continuidade desse trabalho depende do engajamento dos gestores municipais e da atuação ativa das Comissões”, disse, em nota.

OMPCE ainda destacou queo Previne não isenta os municípios de realizar, forma autonôma,ações de conscientização e prevenção contra o abuso sexual infantil.

A Prefeitura de Fortaleza foi questionada sobre a adesão ao programa. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME), destacou que iniciou oprocesso de implantação das Comissões em 2020, desde que aLei 17.253 foi publicada.

"Atualmente, 100% das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino possuem Comissão de Proteção e Prevenção à Violência contra crianças e adolescente (CPPV), constituídas por meio do acompanhamento realizado pela Célula de Mediação Social e Cultura de Paz, que articula e acompanha as ações de implementação e fortalecimento", disse, em nota.

Segundo aPasta, todas asescolas da rede municipal receberam uma placa em acrílico com a frase: “Somos uma escola que protege!” seguida de: “Esta instituição conta com uma Comissão de Proteção e Prevenção à Violência contra a criança e adolescente”, com o símbolo da campanha nacional.

A SMEainda comunicou que atua em parceria com a Inspetoria de Segurança Escolar (ISE) da Guarda Municipal para garantir a integridade física da comunidade escolar. "O trabalho inclui viaturas, equipes treinadas, patrulhamento ostensivo, rondas diárias, além de monitores de acesso, porteiros e câmeras de videomonitoramento nas escolas do município".

 

O que você achou desse conteúdo?