Logo O POVO+
Prefeitura afirma que manutenções são feitas ao longo do ano
Comentar
Reportagem

Prefeitura afirma que manutenções são feitas ao longo do ano

Mapeamento.
Edição Impressa
Tipo Notícia
Comentar

De acordo com a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), o processo de limpeza dos canais é realizado durante os doze meses do ano. Pasta explica que é feito um mapeamento das áreas prioritárias da Capital, em parceria com a Defesa Civil.

Esse trabalho é iniciado em janeiro, conforme a Seger, quando são listados os canais situados em áreas de risco para alagamentos, que precisam de limpeza mais criteriosa.

Durante o primeiro semestre do ano, em especial no período de chuvas entre fevereiro e maio, canais que não estavam entre os prioritários, mas chegaram a transbordar, também entram na lista para limpeza profunda.

"No entorno desses canais são feitas sempre as limpezas das bocas de lobo, que dão acesso às águas das chuvas e que desentopem esses canais. Passam também pelos serviços de capina, varrição e limpeza do próprio canal, com a retirada de matéria orgânica ou de materiais inorgânicos, que são aqueles jogados pela população, como garrafas plásticas, isopores e colchões velhos", explica a coordenadora da limpeza pública de Fortaleza, Tereza de Paula.

Os canais onde a Defesa Civil sinaliza a necessidade de limpeza podem receber uma ou mais ações por ano, a depender do quadro específico de cada escoadouro.

Assim como Francisco, do Jardim América, a Seger também cita a participação da comunidade como parte essencial na limpeza dos canais. A pasta sinaliza que os canais só irão permanecer fora das condições de risco se forem cuidados pela população após a manutenção.

"(Os canais) não se poluem e não ficam sujos pela ação natural. É sempre pela ação do homem, pelo descarte incorreto de materiais, pelas sujeiras que são lançadas de maneira inadequada nesses recursos", complementa Tereza de Paula.

Em 4 de dezembro, chuva de 111mm causou 19 alagamentos em Fortaleza. Foi a primeira grande chuva da pré-estação, suficiente para transbordar os canais da Barra do Ceará e do Jardim América.

O que você achou desse conteúdo?