O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), confirmou que sua viagem à China, prevista para esse sábado, 19 de abril, terá como uma das pautas a atração de empresas para o Polo Automotivo de Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza).
Em entrevista exclusiva ao O POVO, o chefe do Executivo estadual confirmou que três marcas já têm acordos firmados para montagem de veículos híbridos e elétricos no Ceará. Os detalhes serão confirmados oficialmente no fim deste mês.
O Governo do Estado mantém a perspectiva de abertura de 9 mil vagas de trabalho e produção de 70 mil veículos por ano - nos próximos três anos, quando atingir o pico de produtividade.
O próximo passo do Polo Automotivo de Horizonte deve ser a procura de operações industriais de fabricação de peças automotivas que atendam as montadoras.
O governo Elmano já avança nas tratativas para a desapropriação de terrenos no entorno para aumento do tamanho do polo industrial.
A área buscada ampliaria o complexo automotivo para mais de 100 hectares (cerca de 140 campos de futebol). Agora o gestor busca identificar a quem pertence o espaço para negociar.
L
Conforme O POVO apurou com a Prefeitura de Horizonte, a perspectiva é de que entre três e cinco empresas se instalem neste início - ainda sem confirmação de quais serão.
Na viagem à China, outra agenda, essa prevista para o próximo dia 23, será com o proprietário de uma das marcas com acordo firmado para ter modelo produzido em Horizonte.
O governador, no entanto, não confirmou quando será o início da operação industrial, apesar de o colunista do Uol, Jorge Moraes, ter informado no último dia 11 que o primeiro veículo do polo deve ser produzido no mês de novembro.
Outra questão que o Governo do Ceará observa é a guerra comercial entre Estados Unidos e China. Elmano diz que essa questão influencia a dinâmica do mercado internacional e o setor automotivo em si.
“Influencia, porque nos setores automobilísticos americano e chines há grandes marcas e plantas industriais. Esse é um ponto que estamos cuidando, mas os contratos assinados são com empresas conhecidas que já atuam e possuem estrutura de venda no Brasil”, pontua.
Um estudo produzido pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), revela que o impacto do Polo Automotivo para o município de Horizonte deve ser também populacional.
A projeção é que a população cresça algo próximo de 80 mil pessoas para um número superior a 100 mil habitantes. Isso já motiva a Prefeitura a organizar planos para o crescimento ocorrer ordenadamente, com oferta de infraestrutura.
Por enquanto, na perspectiva de montagem das estruturas do novo polo industrial, a Prefeitura de Horizonte se organiza para aumentar a oferta de hospedagem, como pousadas e novos hotéis no município. (Colaborou Adriano Queiroz)