Logo O POVO+
Gestão 'gamificada' de disciplinas e rotinas escolares
Reportagem

Gestão 'gamificada' de disciplinas e rotinas escolares

Edtech
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SARA Agatha é uma das cofundadoras da startup 4education (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal SARA Agatha é uma das cofundadoras da startup 4education

Das atividades passadas por professores a seus alunos ao gerenciamento completo de uma escola, as plataformas digitais podem ser ferramentas importantes para melhoria de indicadores educacionais em instituições públicas de ensino.

Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado

Essa é a premissa fundamental da startup 4education, criada em 2023 durante um hackathon (espécie de competição realizada para o desenvolvimento de soluções para um problema específico) e que também participa do programa Ceará Mais Digital, visando aprimorar uma plataforma digital já criada pela empresa, a fim de que ela possa atender também às necessidades de uma escola pública.

Segundo Sara Agatha, uma das cinco pessoas que fundaram a startup, "a plataforma ajuda o professor a fazer tarefas interativas. Então, aquela tarefa que ele passaria normalmente na sala de aula, escrevendo na lousa e o aluno copiando no caderno, é passada, na verdade, dentro da plataforma. Tem as questões e as respostas, só que há alguns jogos lá dentro. Pode ser um quiz, um desafio, um enigma".

"Aí o aluno consegue resolver essas questões, e a gente também tem algumas outras ferramentas de gamificação, onde, a cada atividade resolvida, ele ganha uma pontuação para aplicar dentro da plataforma e customizar coisas dentro dela", explica.

"A gente pensa nela como uma plataforma que vai se integrar à escola como um todo, ajudando a ter um gerenciamento interno. Ela não vai ser só aquela ferramenta para criar atividades", acrescenta a cofundadora da 4education.

"Essa é uma parte que a gente ainda está desenvolvendo, para que ela seja mais completa para a escola. No setor público, acredito que seria muito mais amigável, tanto para o aluno quanto para o professor", projeta Sara.

Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais!

Mais notícias de Economia

Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo

Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO

Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado

Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor

 

O que você achou desse conteúdo?