Logo O POVO+
Soluções para lixo, inclusão e futuro sustentável
Reportagem

Soluções para lixo, inclusão e futuro sustentável

Startup. Soluções
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
REBECA Wermont é cofundadora da Yby Soluções Sustentáveis, que é um negócio de impacto (Foto: Arquivo pessoal Rebeca Wermont/Divulgação Yby)
Foto: Arquivo pessoal Rebeca Wermont/Divulgação Yby REBECA Wermont é cofundadora da Yby Soluções Sustentáveis, que é um negócio de impacto

A Yby Soluções, fundada por Rebeca Wermont e André Marque, surgiu com o propósito de transformar o problema do lixo em geração de renda e preservação ambiental. A empresa nasceu de uma inquietação diante do descarte irregular de resíduos, em especial o óleo de cozinha, nas residências. Com experiência prévia em restaurantes, André se preocupava com os impactos negativos do descarte incorreto: apenas 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.

A partir dessa motivação, a Yby começou instalando biocoletores de óleo saturado em condomínios, sempre acompanhados de ações de educação ambiental. O resíduo coletado era transformado em sabão, biodiesel e glicerina. "Mas, muito em breve, depois de a gente executar esse trabalho, os nossos clientes começaram a pedir pela coleta seletiva. Então, o óleo foi o nosso primeiro produto e a porta de entrada para que a gente implementasse a coleta seletiva e a gestão de resíduos", explica Rebeca.

Hoje, além do Ceará, possui projetos em estados como Amazonas, Pará, Pernambuco Alagoas, Bahia e Rio de Janeiro. Além disso, atua com três frentes: logística reversa, coleta seletiva descomplicada e compostagem in loco. Fundada em 2016, já impactou mais de 30 mil pessoas em suas ações educativas, promoveu a reciclagem de mais de 7 mil toneladas de resíduos e compostou outras 3 mil. Além de R$ 2 milhões movimentados para cooperativas de catadores.

Além disso, avalia que o maior desafio é a visibilidade no mercado, estar à frente dos negócios tradicionais, fazendo parte da cadeia de suprimentos de grandes marcas. "Por outro lado, é importante que os próprios negócios de impacto se reconheçam nesse lugar. Existem muitos negócios incríveis transformando realidades, mas que não se apropriam ou ainda não entenderam que precisam colocar o impacto."

Questionada sobre o prazer dessa missão, ela explica: "É como respirar ar puro". Mais do que a recompensa financeira, ela se realiza ao ver mudanças concretas na vida das pessoas e nos comportamentos.

O que você achou desse conteúdo?