Fãs de séries médicas têm uma nova opção de programa na televisão. Desta vez, porém, nada de médico detetive, como em House, ou histórias de principiantes, como a mais recente The Resident e como já foi a hoje duradoura Grey's Anatomy.
Em New Amsterdam, o foco da história é o doutor Max Goodwin (Ryan Eggold), contratado para dirigir o hospital mais antigo em atividade nos EUA, que tem o mesmo nome da série, localizado em Nova York. Alguns problemas surgem no caminho: Goodwin tenta trabalhar com otimismo num lugar sucateado, precisa reaparelhar o corpo de médicos e acabar com as enormes filas para atendimento de uma população carente.
Não acaba por aí. Sua série de mudanças vai enfrentar a resistência dos médicos da unidade, que precisam tratar, a cada novo episódio, casos graves. As prévias da série, inclusive, mostram um paciente com suspeita de ebola. Para agravar a situação, Goodwin descobre um câncer e começa a ser tratado no mesmo hospital.
Pode parecer uma grande novela, mas, diferente de todas as séries médicas já citadas, New Amsterdam é baseada numa história real, do médico americano Eric Manheimer, que teve que enfrentar o câncer e o desafio de dirigir o tal hospital - o Bellevue Hospital, em Manhattan - em sua própria vida.
Manheimer escreveu um livro sobre sua experiência no Bellevue, Twelve Patients: Life and Death at Bellevue Hospital, não publicado no Brasil. A obra serviu de inspiração para a série, que contou com Manheimer como um de seus produtores. "A origem do livro foi realmente minha experiência no hospital Bellevue, onde eu fui o chefe médico por 15 anos", ele diz em um vídeo de bastidores da série. "Para mim, a série é sobre as histórias e os pacientes."
Já exibida nos EUA, a primeira temporada, com 22 episódios, chegou ao Brasil na última quarta-feira, 17, e terá um novo episódio por semana. Os capítulos serão disponibilizados no aplicativo de streaming da Fox.
New Amsterdam, que já foi renovada para sua segunda temporada nos EUA, conta, além de Eggold, com Freema Agyeman como a dra. Helen Sharpe; Janet Montgomery como a dra. Lauren Bloom; Jocko Sims como o dr. Floyd Reynolds; Tyler Labine como o dr. Iggy Frome e Anupam Kher como o dr. Vijay Kapoor. A produção executiva é de David Schulner (Desperate Housewives), Peter Horton (Grey's Anatomy) e Kate Dennis (The Handmaid's Tale). (Agência Estado)