Logo O POVO+
Cantor de jazz Al Jarreau morre aos 76 anos
Vida & Arte

Cantor de jazz Al Jarreau morre aos 76 anos

Ganhador de sete prêmios Grammy, o cantor era reconhecido por transitar com sucesso entre o mundo do jazz e da música pop, além de ser um dos admiradores da música brasileira
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

A lenda do jazz Al Jarreau, que levou sua música a novos público no mundo pop e através de aparições na televisão, morreu neste domingo, aos 76 anos, informou seu agente.

 

O sete vezes ganhador do Prêmio Grammy - em variadas categorias, jazz, pop e R&B - morreu em um hospital de Los Angeles, dias depois de anunciar que ia se aposentar devido à exaustão.


Um dos maiores sucessos de Al Jarreau foi Moonlighting, a música tema do seriado cult dos anos 80 de mesmo nome e conhecido no Brasil como A Gata e o Rato, o primeiro sucesso do ator Bruce Willis.


“Sua segunda prioridade na vida era a música”, declarou seu representante, Joe Gordon, em um comunicado postado no site do cantor. “Não tinha terceira prioridade. A primeira, muito antes das outras, era curar e consolar os que sofrem”, acrescentou.

 

Trajetória

Nascido em 12 de março de 1940 em Milwaukee (norte), Alwyn Lopez Jarreau era filho de um pastor e de uma pianista de igreja.

 

Começou a cantar muito jovem nos bares de sua cidade natal, onde sua voz não passou despercebida. Depois estudou psicologia, sem jamais abandonar a música.


Fez nome em Los Angels, Nova York e através de suas aparições na televisão. No início dos anos 1970, começou a compor as próprias canções, como Lock all the gates e Sweet potato pie.


Em 2006 uniu-se a George Benson para produzir um álbum, Givin’It Up. Paul McCartney, Herbie Hancock e Marcus Miller foram alguns dos músicos convidados para esse disco.


Sempre elegante, geralmente usando gorro ou boina preta, Jarreau foi um homem generoso e refinado, muitas vezes desdenhado pelos puristas do jazz que o consideravam um cantor de variedades, algo que não o incomodava em nada.


“Minha principal contribuição para a música terá consistido em introduzir o ritmo no registro vocal”, resumiu em cerca ocasião. (AFP)

 

Saiba mais


Al Jarreau era mais um entre os muitos jazzistas que se encantou com a música brasileira. Essa relação ficou mais próxima quando ele foi convidado para cantar na primeira edição do Rock In Rio (1985). Ele voltou ao festival em 2015. Nesse show, ele dividiu o palco com o carioca Marcos Valle. Entre as canções gravadas por Jarreau em mais de duas dezenas de discos estão Água de Beber (Tom Jobim / Vinicius de Moraes) e Mas que Nada (jorge Ben).

O que você achou desse conteúdo?