Logo O POVO+
Espetáculo "Rara" estreia nesta sexta no Dragão do Mar
Vida & Arte

Espetáculo "Rara" estreia nesta sexta no Dragão do Mar

Montagem contemplada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, Rara, do coletivo No barraco da Constância tem!, estreia hoje no Dragão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Surgido em 2012, o coletivo cearense No barraco da Constância tem! possui na transversalidade entre as linguagens artísticas e os gêneros sua principal fonte de pesquisa. Completando cinco anos de atividades agora em 2017, o grupo volta aos palcos com Rara. O espetáculo, contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, faz sua estreia hoje, às 20 horas, no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com temporada que seguirá ainda durante as sextas-feiras de junho (exceto no dia 2).


“O espetáculo vem de uma pesquisa minha feita no final de 2013 durante uma disciplina no Bacharelado em Dança da UFC. No meio do processo, surgiu o Honório Félix e a gente veio nessa criação até o início de 2014, quando apresentamos uma peça coreográfica chamada New General Catalogue - que, numa tradução mais simples, seria Novo Catálogo Geral - no ICA Carapinima”, explica William Pereira Monte.

[QUOTE1]

Da pesquisa inicial, que tinha como foco a relação entre cultura e natureza, os intérpretes-criadores desenvolveram ainda, em 2016, uma instalação de artes visuais, Bubble Deep Field, durante a Bienal de Internacional de Dança do Ceará – De Par em Par. Para a elaboração de Rara, porém, o coletivo partiu de uma inquietação acerca das estrelas do universo. Mas vai além disso. “Existe sempre a necessidade de a gente nominar as coisas, dizer que um determinado território me pertence... Rara, assim, é uma análise metafórica a partir da astronomia. ”, adiantou William.


A partir da transversalidade de espetáculos, o coletivo No barraco da Constância tem! não se prende a uma linguagem específica, sendo formado por pessoas das áreas do audiovisual, teatro e dança. No currículo, possui montagens como Piragem Etnográfica do Complexo (2013), Nada como quando começou (2015) e Marlene - Dissecação do Corpo do Espetáculo (2016).


SERVIÇO

 

Espetáculo Rara

Quando: dias 12, 19 e 26 de maio; 9, 16 e 23 de junho, às 20h

Onde: teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Quanto: R$ 10 (inteira)

Classificação: 16 anos

Telefone: (85) 3488 8600

 

O que você achou desse conteúdo?