Logo O POVO+
Programação especial comemora os 100 anos do grupo Severiano Ribeiro
Vida & Arte

Programação especial comemora os 100 anos do grupo Severiano Ribeiro

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Na Fortaleza de 1917, o jovem Luiz Severiano Ribeiro, nascido em Baturité, conseguiu concretizar o projeto de inaugurar o Cine-Theatro Majestic Palace e, a partir disso, criar o que se tornaria uma das principais redes de cinema do Brasil: o Grupo Severiano Ribeiro, atual Kinoplex. O centenário de fundação ganha comemoração especial hoje, no Cineteatro São Luiz.


“O perfil do Severiano Ribeiro era extremamente empreendedor. O cinema se estabeleceu no Ceará em 1908 e ele logo percebeu que aquela nova atividade tinha potencial”, explica Duarte Dias, curador de cinema do Cineteatro São Luiz e coordenador de audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). “Assim, ele constrói um legado dentro da história do cinema nacional, ampliando, se estabelecendo e fazendo do grupo o maior exibidor brasileiro até hoje”, completa.


A programação da homenagem conta com abertura da exposição História do Cinema no Ceará, exibição do documentário Cinema É A Maior Diversão e apresentação do livro Um Século de Magia: Origens de um Empreendedor à Frente de Seu Tempo, de Levi Jucá. O resgate histórico proposto fala da trajetória do grupo mas, ao mesmo tempo, lembra fatos esquecidos ou escondidos sobre a história do cinema no País. “O centenário ilumina alguns capítulos da história dos cinemas cearense e brasileiro e provoca reflexões sobre o futuro”, afirma Duarte.


“Na década de 1940, já com o Luiz Severiano Jr., o grupo teve papel na produção de conteúdo nacional quando assume o poder majoritário na Atlântida, grande produtora da época. É um momento de potência no cinema brasileiro”, aponta. Duarte ainda lembra que obras de pioneiros do audiovisual do Estado, como Ademar Albuquerque e Benjamin Abrahão, tiveram lugar nos cinemas do grupo. “O cinema cearense estreou nas telas de Severiano Ribeiro”, afirma. “A homenagem ser no São Luiz resgata uma memória afetiva, já que foi o único cinema construído de fato por ele. A ideia original era que ele fosse um espaço multilinguagens, mas não aconteceu. Hoje, gerido pela Secult, o Cineteatro abriga várias expressões e está consolidado. Isso comprova a potencialidade do espaço e o teor visionário de Severiano”, finaliza. (João Gabriel Tréz)


SERVIÇO

 

Homenagem ao centenário do Grupo Severiano Ribeiro

Quando: hoje, às 19 horas

Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500). A exposição fica aberta para visitação até o fim de julho

Aberto ao público.

 

O que você achou desse conteúdo?